Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Que tal saber sobre os lugares que você está sobreovando?

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

14 de April, 2016

Share

Curiosa que sou, eu sempre costumo colar o rosto na janelinha do avião para ficar apreciando a vista abaixo dos meus pés quando meu voo é diurno e o céu está limpo. Morro de curiosidade sobre vários lugares que vejo, tanto que vou fotografando enquanto consulto o mapa de voo para tentar descobrir que lugar é aquele. A frustração bate quando aquele lugar fica apenas na memória fotográfica sem qualquer referência para poder pesquisá-lo. Por isso eu amei o app Flyover Country, desenvolvido pela Universidade de Minnesota, com financiamento da National Science Foundation.

Sobrevoando o Irã e tentando descobrir que montanhas eram essa. Foto: Lalai Persson
Sobrevoando o Irã e tentando descobrir que montanhas eram essas. Foto: Lalai Persson
Fotografando o mapa para pesquisar depois o local. Foto: Lalai Persson
Fotografando o mapa para pesquisar depois sobre o local. Foto: Lalai Persson

E foi assim que nasceu a ideia do app. O idealizador do Flyover Country, Shane Loeffler, estava justamente voltando para Minnesota, voando acima de Newfoundland, enquanto retornava de uma visita à família no Reino Unido. Ele se perguntava o que era aquela enorme paisagem e suas características geológicas desejando saber o que estava sobrevoando. E então começou a imaginar um guia que explicava aos passageiros, durante o próprio voo, exatamente o que eles estavam vendo abaixo dos seus pés.

flyovercountry

Através do app é possível saber sobre o terreno que você está vendo, se são desfiladeiros ou geleiras, locais construídos pelo homem ou se são canais, se por ali foram encontrados fósseis, há vulcões adormecidos ou até mesmo falhas geológicas. É possível também ler artigos da wikipedia para saber mais sobre o lugar. O app também funciona bem para road trip e caminhadas. A parte boa é que ele funciona offline.

Por enquanto, os mapas geológicos disponíveis são apenas dos Estados Unidos, mas em breve haverá do mundo todo. Os dados coletados são curados pelos mapas geológicos do Macrostrat.org, localizações de fósseis do Neotomadb.orgPaleobiodb.org, e também informações do LacCore.org, mapas offline e GPS do usuário.

A app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

14 de April, 2016

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.