Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

3 lugares para tomar vinho por taça no Rio de Janeiro

Quem escreveu

Paulo Salerno

Data

06 de April, 2016

Share

Apresentado por

Pedir vinhos por taças, em vez de garrafas, tem muitas vantagens: experimentar vinhos que você nunca bebeu, provar vários diferentes em uma noite e até arriscar aquele que seria caro demais para comprar uma garrafa inteira. Mas o hábito não é algo fácil no Rio de Janeiro: em geral, há apenas uma opção de tinto e outra de branco (e quando tem!).

Há, porém, bares cariocas se especializando no nosso gosto e são oásis para nós, enólogos amadores que somos.

WineHouse

winehouse

É uma casa pequena e simpática em Botafogo, cuja carta é trocada semanalmente. Sempre vou, já bebi coisas fantásticas e vinhos de que não gostei. Mas por que essa variação? Porque assim são vinhos – há aqueles que casam com seu paladar e aqueles que não. Afinal, foi exatamente por isso que você pediu vinho em taça, não foi?

Na carta, uma boa opção de espumantes, brancos, rosés, tintos e vinhos de sobremesa, deixando você arriscar – quem não arrisca, não petisca! Lá também você pode petiscar. Para acompanhar os vinhos, tábuas de queijos, tábuas de frios, guacamole, sopas e outras coisinhas boas, mas as grandes estrelas são os vinhos.

Não esqueça de provar o espumante da casa produzidos pela Valmarino. Ah, e chegue cedo, porque, logo na abertura às 17h, há taças com precinhos melhores – com 20% a 30% de desconto no happy hour. Bom motivo para uma tacinha a mais!

Winehouse
Rua Paulo Barreto, 25, Loja E, Botafogo
Tel: 021 3264-4101
Segunda à quinta das 17h às 24h |  Sexta a sábado das 17h à 1h

Magistrale
zot

Nessa casa arrumadinha e cheia de opções, há semanalmente uma nova seleção de vinhos em taça, combinando espumantes, brancos e rosés.

O cardápio é mais elaborado do que o da Winehouse, com dadinhos de tapioca, croquetes de cordeiro e um tartare de peixe. Às terças-feiras, um trio de jazz harmoniza com vinho. É bom chegar cedo, pois é difícil conseguir lugar. Assim você também consegue um cantinho na varanda: ótima pedida para ficar bebericando um vinho branco pensando na vida e deixando o tempo passar.

Magistrale
Rua Bolivar 21 loja A, Copacabana
Tel (21) 3489-4363
Terça a sábado 18 à 1h, Domingo das 17 à 1h

Canastra

canastra bar

O Canastra é bem pequeno. Conta com um balcão e uma carta de vinhos brasileiros bem enxuta: 4 tintos, 3 brancos, 2 rosés, com opções em taças. Os preços são disparados os mais baratos do Rio de Janeiro, de 8 a 12 reais a taça, sem prejudicar a qualidade. Claro que não são vinhos fantásticos, mas são bem honestos e ótimos para o dia a dia.

O serviço é o padrão de um bar do Rio de Janeiro, ou seja, não é o forte da casa, mas com a informalidade carioca que a gente ama: bebe-se em pé, em um clima sem muita frescura, sem afetação, porém cheio de gente interessante.

No cardápio, petiscos como patês, queijos, frios, sardinhas e mais algumas outras coisas. Uma boa pedida são as ostras às terças-feiras. A lista de espera para mesa é mais concorrida do que a para falar com o Papa Francisco, mas é uma excelente pedida para fazer novos amigos e compartilhar uma mesinha.

Canastra Bar Rio
Rua Jangadeiros, 42, Loja B – Ipanema
Tel(21) 99656-1960
Terça a Sábado, das 18h30 à 1h

E você, conhece outro bar que venda vinhos em taça por aí para sugerir?

 

Foto destaque: TimeOut

Quem escreveu

Paulo Salerno

Data

06 de April, 2016

Share

Apresentado por

Paulo Salerno

Paulo é carioca, está na turma dos "enta" e manda muito bem na fotografia a maioria inusitada. Funciona a toda velocidade, tem duas empresas, mulher, filho, amigos, mãe, pai, celerados e gente de todo tipo a sua volta o tempo todo, entre os quais divide a sua atenção do jeito que dá. Adora quadrinhos, mangás, livros, música alta e tudo mais que lhe prenda a atenção e ajude a compor seu universo imaginário. É chegado em moda, vinhos, culinária, cachaças, champagnes e filmes, filmes e mais filmes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.