Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O melhor do Design Weekend, que acontece essa semana

Quem escreveu

Renato Salles

Data

08 de August, 2016

Share

Apresentado por

Ao redor do planeta, acontecem todos os anos quase 40 eventos dedicados ao design em diferentes cidades. São Paulo chegou tarde nesse grupo, mas desde 2012 temos  uma semana de design para chamar de nossa. O São Paulo Design Weekend começou pequeno, só em um fim de semana, e se concentrava basicamente ao redor da Al. Gabriel Monteiro da Silva, a meca do desenho de mobiliário da cidade.
Agora, em sua 5ª edição, o DW assume seu papel transformador no mercado de arte e design do país, entra no circuito mundial e pode-se dizer que toma a forma de um evento de respeito. Primeiro porque o fim-de-semana já virou quase uma semana inteira – essa edição vai dessa quarta (10) até domingo (14). Segundo porque a cada ano, o evento se espalha mais, e dessa vez abrange uma área considerável da cidade. O DW reúne os eventos mais diversos para discutir design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.
Entre mostras, exposições, palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms, tem muita coisa para ver e fazer em só 5 dias. Então uma boa programação é indispensável para aproveitar ao máximo tudo que vai acontecer nessa semana. Nós fizemos uma seleção com o que tem de mais interessante para ninguém ficar de fora. Além dessa lista, a programação é muito extensa e pode ser vista completa aqui. Alguns eventos requerem convites ou inscrição prévia, mas a maioria é gratuita e aberta ao público.

Casa Cor Arte & Design 

Banco Iai+í - Gustavo Bittencourt (foto: divulgação)
Banco Iai+í – Gustavo Bittencourt (foto: divulgação)

A Casa Cor oficial acabou no começo de julho, mas o pavilhão onde a exposição aconteceu é retomado para um segundo round durante o DW. Com tamanho menor, e uma pegada voltada para os objetos e arte, essa mostra vai ter de tudo um pouco: exposições celebrando desde o célebre design italiano até o rústico feito em Cariri, no Ceará, palestras, instalações interativas, feira de jóias, etc. Fora isso tudo, eles ainda vão abrigar a MADE, a feira voltada ao design autoral que traz os trabalhos mais instigantes dos maiores criadores do país.
Casa Cor Arte & Design
Jockey Club – Av. Lineu de Paula Machado, 1.173
Horários: de 9 a 14 de agosto, das 13h às 21h
Entrada: De terça a quinta, grátis. De sexta a domingo $20 (meia $10)

EBAC

Prédio novo da EBAC
Prédio novo da EBAC

A Escola Britânica de Artes Criativas acaba de abrir as portas em um prédio novo e lindo na Vila Madalena, e para celebrar essa inauguração, vai acontecer de tudo um pouco por lá, para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o espaço e os cursos. Vai rolar uma exposição de Rodrigo Almeida, concurso fotográfico, lançamento do livro de Marko Brajovic, exibição da série de 10 vídeos ‘Designers do Brasil’, palestra do russo Leonid Bugaev, e até uma gostosa sunset party no domingão.
EBAC
Rua Mourato Coelho, 1404 
Horários: Terça (9) a domingo (14), 10h às 18h
Entrada: Grátis

High Design Expo

(foto: High Design Expo)
(foto: High Design Expo)

A High Design – Home & Office Expo é uma feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, com palestras e exposições, e um dos eventos mais importantes que acontecem durante o DW. O evento, que acontece no São Paulo Expo, vai reunir além da feira talks promovidos pela Belas Artes, o CONAD – Congresso Nacional de Designers de Interiores, a 7ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo e a mostra do Prêmio Salão Design.
High Design Expo
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5
Horários: de terça (9) e quinta (11), das 10h às 20h
Entrada: grátis para profissionais do setor

Belas Artes Design Week

Marva Griffin (foto: Centurion Magazine)
Marva Griffin (foto: Centurion Magazine)

A universidade faz sua própria versão do evento com o tema “90 Anos de Economia Criativa: o business de arte e design”. Entre muitas palestras e debates, o maior destaque é a palestra de Marva Griffin, fundadora do Salão Satélite de Milão.
Belas Artes Design Week
Rua José Antonio Coelho, 879 – Vila Mariana.
Horários: de terça (9) a sexta (12), 8h30 às 21h
Entrada: Grátis com inscrição no site

Lab & Factory

Lab & Factory (foto: Zupi)
Lab & Factory (foto: Zupi)

A Pracinha da Oscar Freire vai se transformar para se juntar ao espaço comandado por Kiko Sobrino. Entre palestras sobre design, arte e moda em parceria com a Faap, serão mais de 1 000 metros quadrados de paredes grafitadas com food trucks, exposição de peças de design e shows. A programação completa é intensa e pode ser vista no site do Jardins Design District.
Lab & Factory
Rua da Consolação, 2900 – Jardins
Horários: de quarta (10) a sexta (12), das 12h às 18h.
Entrada: doação de 1 kg de alimento não perecível
Pracinha da Oscar Freire
Rua Oscar Freire, 974 – Jardins
Horários: de quarta (10) a sábado (13), das 11h às 22h, domingo (14) das 12h às 19h.
Entrada: Grátis. 

Distrito Gabriel

Sofá de Guilherme Wentz (foto: divulgação)
Sofá de Guilherme Wentz (foto: divulgação)

Como não poderia deixar de ser, a Gabriel concentra muitas das atividades do DW, já que ali estão muitos dos participantes do evento. Algumas lojas tem uma programação muito especial. Alguns exemplos: a Estar Móveis, que apresenta sua nova coleção com direção de arte de Felipe Morozini e peças da artista argentina Alexandra Kehayouglou; a La Lampe mostra a evolução do design brasileiro por meio de setenta luminárias icônicas criadas nos últimos 50 anos; a Legado Arte apresenta a mostra Afluentes junto com o grupo Design Amorial, com peças que misturam artesanato alagoano da Ilha do Ferro com design contemporâneo; e a Decameron, que exibe a primeira individual do designer gaúcho Guilherme Wentz.
Distrito Gabriel
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, vários números.
Horários: de quarta (10) a sexta (12), das 10h às 19h, sábado (13) das 10h às 17h
Entrada: Grátis

Distrito Jardins

Fernando Mendes e Sergio Rodrigues (foto: divulgação)
Fernando Mendes e Sergio Rodrigues (foto: divulgação)

A área dos Jardins vai estar bem agitada essa semana, mas dois eventos se destacam no bairro. Um é a recém inauguração da loja/galeria física do Apartamento 61. Ela fica num imóvel projetado pelo escultor Victor Brecheret em 1939 e reformado por Rino Levi em 1960, que por si só já vale a visita. Além disso, ainda tem a coleção incrível da objetos garimpados, e o lançamento de uma peça nova de Ricardo Graham. O outro é o Atelier Fernando Mendes, que lança 10 novas peças, sendo 3 delas peças inéditas do grande Sérgio Rodrigues, e outras 3 reedições do designer.
Apartamento 61
R. João Moura, 100
Horários: quinta (11) das 19h às 23h, e sábado (13) das 16h às 18h
Entrada: Grátis
Atelier Fernando Mendes
Rua Estados Unidos, 2174
Horários: de sexta (12) a domingo (14) das 11h às 19h
Entrada: Grátis
 
 
 
 

Quem escreveu

Renato Salles

Data

08 de August, 2016

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • […] concursos, festas e lançamentos de produtos. Nosso site irmão SP24hrs separou o que é imperdível no evento, fica ligado pra escolher onde […]

    - As boas do fim de semana em São Paulo: 12.08 | Chicken or pasta?

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.