Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

De tradicional a hipster: um guia das novidades da Santa Cecília

Quem escreveu

Danilo Cabral

Data

02 de November, 2016

Share

Apresentado por

A Santa Cecília teve um passado glorioso. No começo do século passado, foi o bairro escolhido pelos milionários senhores do café para construir suas mansões na capital do estado. Porém, ao longo do tempo, a especulação financeira e imobiliária mudou a cara da região, derrubando os casarões e transformando-os em prédios gigantescos, muitos sem nenhuma infraestrutura de lazer. Por este motivo, somado à construção do medonho Minhocão, a região acabou entrando em decadência e assim permaneceu por décadas. Até bem pouco tempo, os lugares de interesse da Santa Cecília se resumiam ao maravilhoso polpetone do Jardim di Napoli, à clássica feijoada do Ugues, à picanha superestimada da Esquina do Fuad e só. Raramente o bairro trazia alguma novidade, como o gostoso Rota do Acarajé, já no meio dos anos 2000.

Mais ou menos de dois anos para cá, a Santa Cecília caiu nas graças da galera empreendedora, que aproveitou a boa localização e aluguéis relativamente baixos para abrir novas e excelentes opções para beber, se divertir e principalmente para comer. Listamos alguns dos melhores lugares deste renascimento do bairro, que tem tudo para ser o novo queridinho da cidade, ainda mais se o tal Parque Minhocão sair do papel.

Conceição Discos

conceicao
Foto: @tavapassando

Nada que sai da panelas da Talitha Barros é ruim. É ela quem comanda, com graça e elegância, a cozinha da Conceição Discos, servindo um cardápio enxuto porém sempre delicioso. Todo dia tem um arroz com algum ingrediente diferente, um mais gostoso que o outro. O pão de queijo recheado com porco e ovo frito é outro dos pratos mais pedidos da casa, assim como o maravilhoso pudim de leite. Vale até se encostar na cadeira depois do almoço e passar o dia ouvindo os discos (muitos deles à venda) que rolam na vitrola da Talitha.

Conceição Discos.  Rua Imaculada Conceição, 151
De terça a sábado, das 10h às 21h.

Banca Tatuí

banca
Foto: @bancatatui

Era uma banca de jornais comum, como muitas distribuídas pelo bairro. Uma ação entre amigos resolveu então transformar aquele espaço em loja física de livros e publicações independentes. A banca foi toda reformada e hoje serve tanto como show-room de inúmeras editoras e artistas como para eventuais mini shows que rolam no teto do lugar. A curadoria de quem expõe e vende suas obras via Banca Tatuí é esmerada e sempre vale passar por lá para sacar o que chegou de novidade.

Banca Tatuí. Rua Barão de Tatuí, 275
De segunda a sábado, das 10h às 18h30

Sotero

sotero
Foto: @angelodalbo

No bairro desde 2011, o Sotero serve comida baiana como deve ser, sem frescura, com ingredientes de primeira e muito amor envolvido. O chef Rafael Spencer carrega toda uma tradição familiar e respeita como poucos o legado da Bahia na culinária brasileira, mas arrisca umas invenções mais modernas, com resultados muito bons. O escondidinho invertido é delicioso, assim como o penne com camarão, gengibre e farofa de nozes. Mas se você segue normas e princípios e quer comer só um vatapá ou moqueca muito bem feitas, o Sotero também tem.

Sotero. Rua Barão de Tatuí, 282
De segunda a quinta das 12h às 15h e das 18h às 23h, sexta e sábado das 12h às 00h, domingo das 12h às 17h

Kraut

kraut
Foto: @tavapassando

Três bom motivos para você ir ao Kraut: chopps escolhidos a dedo e gelados, o schnitzel e a trilha sonora de primeira. O bar nasceu da ideia de unir comida de rua alemã, cervejas artesanais e drinks num espaço só e a Santa Cecília foi o lugar ideal pra isso. Com um ex-Neu Club capitaneando o pico, é claro que a música também é um diferencial, atraindo a galera moderna que lota o lugar para começar a noite ou só botar o papo em dia.

Kraut. Rua Barão de Tatuí, 405
De terça a quinta das 18h às  00h, sexta e sábado das 18h às 01h

Takkø

beluga
Foto: @tavapassando

Na divisa entre o centrão e Santa Cecília está o Takkø, que leva o café a sério, seja na escolha dos grãos oferecidos ou na seleção de máquinas de moer e extrair o nosso adorado líquido. Pode ser coado ou espresso, puro como deve ser ou com leite, isso não importa. Importa mesmo que no Takkø você pode ter certeza que está tomando um café de boa procedência e servido do jeito certo. Para acompanhar, prove o bolo gelado de coco ou então o pão de banana. Se chegar lá e ainda tiver pão da Flávia Maculan não vacile, pegue na hora, leve pra casa ou coma lá mesmo.

Takkø Café. Rua Major Sertório, 553, Vila Buarque
De segunda a sábado das 10h às 19h

Jardin Plantas e Flores

jardin
Foto: @tavapassando

O Jardin é aquele tipo de loja onde dá vontade de morar. Com arranjos, vasinhos, acessórios e plantas, muitas plantas, é o lugar perfeito para quem quer encher a casa de verde, sem gastar muito e com boas opções de escolha. As meninas que tocam o lugar manjam tudo do assunto e te ajudam a levar para casa uma plantinha que se adeque ao seu estilo de vida e disponibilidade de tempo. Sem contar com a máquina de escrever, à disposição de quem quiser mandar um cartão datilografado para a pessoa querida, junto com presente.

Jardin Plantas e Flores. Rua General Jardim, 490
De segunda a sexta das 12h às 19h e sábados das 12h às 18h

Tabuleiro do Acarajé

tabuleiro
Foto: @tavapassando

Não bastasse a simpatia e alto astral das duas irmãs que tocam o negócio (Fátima e Miri de Castro), elas ainda têm a moral de fazer um acarajé inacreditável de tão bom. A portinha das meninas fica quase na esquina da Consolação e lota em questão de segundos. A fila para comer o quitute é grande, mas vale cada segundo. A massa é no ponto perfeito, frito no dendê no tempo certo e tem recheio delicioso, podendo ser servido na mão ou no pratinho. Já fizemos os testes aqui, baianos com muita quilometragem de acarajé nas costas aprovam com louvor o Tabuleiro.

Tabuleiro do Acarajé. Rua Jesuíno Pascoal, 30 – Santa Cecília
De segunda a quinta das 18 às 22h e sábado das 13 às 17h

Cosi

Restaurante Cosí. Foto: divulgação

Outro que está na Santa Cecília há mais tempo (desde 2009), o Cosi já ganhou prêmio de melhor cozinha italiana de São Paulo, em 2014. Obviamente tem o cardápio centrado em massas e risotos típicos da Itália, todos eles preparados com muito cuidado e beirando a perfeição. Vale provar de tudo, do ossobuco de consistência perfeita até o magnífico arroz à carbonara. Só as sobremesas que não são lá grandes coisas, pode pular direto para o café.

Cosi. Rua Barão de Tatuí, 302
De segunda a sexta das 12h às 15h e das 19h às 23h, sábados das 12h às 16h e das 19h às 0h, domingos das 12h às 17h

Associação Cultural Cecília

Associação Cultural Santa Cecília. Foto: divulgação

Um casarão reformado que remete à época de glória da Santa Cecília, agora é um espécie de quartel general de múltiplas funções culturais. Vai desde festas na rua e eventos corporativos até shows com bandas indies, passando por estúdio e um restaurante que só abre no almoço. Por lá também rolam exposições bacanas, cinema e um bar com cervejas artesanais. Com tanta variedade, vale muito ficar ligado na programação da casa, pois tem sempre alguma coisa foda rolando.

Associação Cultural Cecília. Rua Vitorino Carmilo, 449
Os horários variam conforme os eventos que a casa recebe. O restaurante abre todos os dias, das 11h30 às 15h30

Pair

Pair. Foto: divulgação

A Pair é uma loja de moda, cultura, design e beleza, mas tudo resumido no preto e no branco. O galpão onde está instalada só tem produtos nessas duas cores, o que torna o ambiente único e um tanto minimalista. O carro-chefe são as roupas, algumas assinadas por estilista como Herchcovitch, João Pimenta e Vitorino Campos, mas também é possível comprar itens de decoração, design, livros e acessórios. Tudo muito elegante e fino, preto no branco.

PairRua Barão de Tatuí, 195  – a loja agora funciona na Rua da Consolação, 3387.
De segunda a sábado das 10h às 20h

Falafada

Falafada. Foto: divulgação

Direto ao ponto: o falafel mais gostoso de São Paulo hoje é o do Falafada. O novato restaurante de comida mediterrânea completa a cartela do bingo hipster com parede de tijolo aparente, cardápio na lousa, balcão comunitário, móveis de madeira e lâmpadas penduradas, além das mesas na calçada. A estrela do cardápio é mesmo o “pai do acarajé”, falafel super bem feito, temperadinho e macio e que pode ser servido como aperitivo ou enrolado no pão pita com outros acompanhamentos. O Falafada é lugar para bater cartão e provar o cardápio inteiro, tudo muito delicioso.

Falafada. Rua Martinico Prado, 172
Segunda das 11h30 às 15h30, terça a quinta das 11h30 às 15h30 e das 18h às 22h30, sexta das 11h30 às 15h30 e das 18h às 23h, sábado das 12h às 16h30 e das 18h às 23h, domingo das 12h às 16h30

Casa Elefante

Casa Elefante. Foto: divulgação

Outro espaço de convivência artística no bairro, a Casa Elefante tem café, cerveja, livros e uma boa seleção de vinis para serem garimpados. O espaço é pequeno e escondido, mas tem fôlego para abrigar exposições, saraus, pocket shows e até festinhas mais intimistas. Outro lugar que vale ficar de olho na programação, sempre muito esperta e de primeira.

Casa Elefante. Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 277 Sobreloja
De segunda a domingo das 11h às 21h

Lira

lira
Foto: @lira_sp

O caçula da região abriu as portas há pouco tempo, ocupando o mesmo imóvel onde antes funcionava o Ugues (mas não se preocupe, o restaurante continua firme, forte e modernoso, do outro lado da rua). O lance aqui é sentar na mesa comunitária, escolher uma das cervejas artesanais do vasto repertório que a Lira tem e passar a tarde toda jogando conversa fora. Você também pode desfrutar das cervejas on tap e de uma boa oferta de queijos, embutidos e sanduíches. Se preferir, pegue uma cadeira de praia, sente na área externa e veja a vida da Santa Cecília passar pela rua.

Lira. Rua Marquês de Itu, 1039
De segunda a sexta das 17h às 23h, sábado das 11h às 23h, domingo das 11h às 19h

Quer saber mais? Acesse nossa segunda edição do Guia Santa Cecília aqui.
Esse guia foi reeditado em 27 de dezembro 2018.

Quem escreveu

Danilo Cabral

Data

02 de November, 2016

Share

Apresentado por

Danilo Cabral

Danilo passou mais de 20 anos suando sangue no mercado financeiro. Até que a crise da meia idade bateu forte e ele resolveu largar tudo e partir para o que gosta de fazer: viver bem. Desde então passou a sair mais, a tocar em tudo quanto é canto, a viajar melhor, a exercitar a veia da escrita e da leitura, cuidar do corpo, a montar playlists e, principalmente, amar fazer tudo isso. Não quer nem lembrar da fase em que esteve debruçado em cima de uma HP12C. Saravá, Danilo!

Ver todos os posts

Comentários

  • Adorei o guia

    - Eloisa Zeitlin
    • que bom :)

      - Lalai Persson
  • Olá, muito bom seu guia, você já atualizou? Estou precisando para mostrar para meus hóspedes. Obrigada

    - Iara Faria
    • Oi! A gente vai atualizar ele logo mais, fica de olho!

      - Tava Passando
    • Olá, não entendemos sua pergunta

      - Lalai Persson
  • Adoro o site, mas duas coisas que vi é que alguns dos lugares são na Vila Buarque (Holy, o acarajé, das plantas etc) e COMO FALAR DE STA. CECÍLIA E NÃO CITAR O JHONY’S?????????? Melhor custo benefício, cerveja gelada e parmegiana pós e pré qualquer atividade de gasto calórico (de andar a dormir) do bairro e do centro de São Paulo!

    - Ariane
    • Oi Ariane, o guia é antigo… mas boa lembrança dele pra gente colocar na lista de “guias para atualizar”. Valeu a dica!

      - Lalai Persson
  • Faltou o KAIA , maravilhoso!
    Rua marques de Itu, 413

    - Eliane
    • Eliane,
      Se não me engano, esse post foi feito antes da abertura do Kaia. Mas você tem razão, lá é muito gostoso!

      - Renato Salles
  • Muita das novidades ai são na Vila Buarque. Aliás valeria a pena mencionar as padocas Godere e Bela Buarque, a novíssima hamburgueria Brooks, os restaurantes e bares da Rua Maria Antônia. Há ainda a continuação na República com o Ester Rooftop, A Casa do Porco, Dona Onça, Z Deli.

    - Vila Buarque
    • Opa! Obrigada! Quando sair uma segunda versão – ou atualização desse guia – colocamos mais essas dicas!

      - Dani Valentin
  • Faltou o Buraco, hein? Mas é um baita bairro!

    - Pedro
    • Não existia o Buraco quando o guia foi feito :/

      - Lalai Persson
  • Acho que foi esquecido o excelente restaurante por kilo ALAMEDA. Fica na Alameda Barros, 170 de propriedade do simpático Roberto de Castro e com uma assistência divina do Fabinho.
    Na correria do almoço o lugar é este.

    - Mauro de Castro
  • Neste post você esqueceu de colocar o Boteco do Góis! Restaurante de comida vegana e vegetariana. A feijoada vegana é famosa por lá.
    Só procurar no face que eles tem uma página super legal.
    Coloca eles lá que eles divulgam sua page

    - Guibahia

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.