Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

De bar em bar comendo as tapas estreladas de San Sebastián

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

23 de May, 2016

Share

A Espanha é um dos melhores lugares do mundo para se jogar nos bares e restaurantes, deixando a dieta para depois. Cada região tem sua fama e especialidade culinária, mas San Sebastián, no País Basco, é conhecida como capital gastronômica espanhola. A cidade é a segunda no mundo com mais restaurantes com estrelas Michelin por metro quadrado e é lá que estão alguns dos grandes do mundo foodie, como Arzak e o Mugaritz.

Porém se o céu não é o limite do seu bolso e ele não chega até às estrelas, não desanime e continue com San Sebastián no seu roteiro de viagem. A cidade, além de ser um charme, tem vários bares que servem tapas maravilhosas e inesquecíveis.

O tipo de tapa tradicional do País Basco é o pintxo, uma fatia de pão com possibilidades infinitas de cobertura, das mais simples, como uma rodela de linguiça, até outras super elaboradas, com ingredientes como vieiras ou caviar. Ir a um bar de pintxo é uma experiência divertida e bem diferente, já que a maioria das tapas estão no balcão ao alcance de todos, no estilo self-service. Cada pintxo vem com um palito de madeira espetado, que deve ser guardado. No final, o garçom conta a quantidade de palitos no prato e sabe exatamente o quanto cada um comeu. Como os pintxos são diferentes, o tamanho e o formato do palito define o preço de cada um.

Prazer, pintxo. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals
Prazer, pintxo. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

A bebida para acompanhar isso tudo? A cidra é chamada lá de sagardo. Apesar de ser uma bebida fermentada de maçã, a única coisa que a bebida basca tem a ver com a ¨famosa¨ Cidra Cereser é o preço: uma boa garrafa de sidra vasca custa 2 euros. Sim, a garrafa. O gosto não tem nada a ver com as cidras feitas no Brasil, já que a basca é azedinha. Ver como ela é servida é outra experiência diferente.

Algumas curiosidades contadas, agora é hora de conhecer alguns dos melhores bares de tapas de San Sebastián.

Borda Berri

Foto: Facebook Borda Berri
Foto: Facebook Borda Berri

Esse não é um bar de pintxos. Esse não é um bar normal. Não dá para ir embora de San Sebastián sem provar o risoto de Idiazábal, o queijo tradicional basco, que tem um gostinho defumado maravilhoso. A carillera (a carne da bochecha do boi) desmancha na boca. É como comer em um estrela Michelin sem frescuras, já que os donos do Borda Berri vieram de cozinhas estreladas. Os preços por porção variam de 2,5 e 4 euros. Para repetir durante a viagem, um grande clássico de San Sebastián.

Borda Berri: Fermin Calbeton Kalea, 12. San Sebastián (Donostia), Espanha. Telefone: +34 943 43 03 42. Horário: Ter-Dom 12:30 às 15:30; 19:30-23:00

Zeruko

Pintxo de caneloni com Idiazábal. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals
Pintxo de caneloni com Idiazábal. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

Outro bar tradicional da cidade, sempre bombando com suas tapas elaboradas e criativas, mais próximas do estilo San Sebastián alta gastronomia. Os preços porém ainda são amigáveis, entre 3 e 5 euros um pintxo elaboradíssimo. A tapa famosa da casa é a que vem em uma mini fogueira, que deixa o bacalhau com um gosto defumado. Ao lado, uma salada líquida para acompanhar. Ou seja, um bar para comer coisas fora do comum.

Bacalhau na fogueira. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals
Bacalhau na fogueira. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

A casa sempre ganha prêmios de melhores pintxos da cidade, como o canelone de Pedro Ximenez com foie gras de cogumelos e crocante de Idiazábal. Delicinha.

Zeruko: Arrandegi Kalea, 10. San Sebastián (Donostia), Espanha. Telefone: +34 943 42 34 51.

Hidalgo 56

Foto: Facebook Hidalgo 56
Foto: Facebook Hidalgo 56

Fora do burburinho do centro antigo, e do outro lado do Rio Urumea, fica o Hidalgo 56, outro bar pé-no-chão aberto por um chef ex-estrela Michelin. O vulcão de morcilla negra (8,50 euros) é um hit da casa, junto com a casquinha de siri ao destino de San Sebastián (Changurro al horno a la donostiarra, 16,50 euros). Além desses pratos mais elaborados, que não deixam de ser tapas, o Hidalgo 56 tem uma barra com pintxos, para continuar com a tradição dos botecos locais.

Hidalgo 56: Paseo Colón, 15. San Sebastián (Donostia), Espanha. Telefone:  +34 943 279654.  Horário: fechado aos domingos à noite e às terças.

La Cuchara de San Telmo

Foto: Facebook La Cuchara de San Telmo
Foto: Facebook La Cuchara de San Telmo

Outro bar que ganha prêmios de melhores tapas de San Sebastián com muita frequência, o La Cuchara de San Telmo tem a vibe bem parecida com os outros bares nessa lista: grupos de gente comendo de pé, dividindo barras e tocando cotovelos. A diferença é que aqui não existe a clássica barra de pintxos já preparados, todas as tapas são feitas na cozinha sob demanda. O foie gras com compota de maçã, o risoto de cogumelos, a carrillera ao vinho tinto e o polvo são as tapas mais populares, por um ótimo motivo.

La Cuchara de San Telmo: Calle del Treinta y Uno de Agosto, 28. San Sebastián (Donostia), Espanha.

La Viña

San Sebastián é pequena, então queimar calorias andando de bar em bar é impossível. Na mesma rua do La Cuchara de San Telmo fica o La Viña, um bar que serve grandes clássicos locais, como a casquinha de siri e o canudinho de queijo com anchovas. Porém, muita gente vai ao La Viña para comer somente a grande estrela da casa, a torta de queijo. Diferente do cheesecake tradicional, esse é menos doce, mais aerado e leve. Descubra porque existe gente de todo o mundo que diz que essa é a melhor torta de queijo do mundo. A melhor pode ser um exagero, mas que ela é bem gostosa, isso é verdade.

La Viña: Calle del Treinta y Uno de Agosto, 3. San Sebastián (Donostia), Espanha. Telefone: +34 943 42 74 95. Horário: Ter-Dom 10:30 às 17:00; 18:30-00:00

Foto do destaque: Elemaki

Quem escreveu

Sarah Galvao

Data

23 de May, 2016

Share

Sarah Galvao

A Sarah morou em 5 cidades diferentes nos últimos 9 anos, seja a trabalho ou no sabático que tirou em Barcelona. Na hora de planejar uma viagem, gasta 70% do tempo pensando onde vai comer, porém tenta queimar as calorias conhecendo as cidades de bike . Já teve que renovar passaporte por falta de espaço para novos carimbos mas ainda tem a África e Oceania como pendências.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.