Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Como viajar mais barato: Google Flights Explore

Quem escreveu

Armando Aguinaga

Data

17 de August, 2016

Share

Você já ouviu falar do Google Flights Explore? Não…? Tudo bem. Eu imagino que 99% da população mundial não sabe que esse software de pesquisa de voos existe, mesmo ele tendo sido criado pela Google. Aliás, isso acontece inclusive porque a própria Google faz questão de manter essa ferramenta em sigilo.

Faça um teste: abra uma página no seu browser e coloque lá Google Fights Explore e veja que resultados o maior site de pesquisa da internet mundial te dá:

GFE1

Viu! Esse software é tão secreto que a Google não divulga nem nos seus próprios resultados de busca orgânica. Pra chegar nesse página você precisa escrever a URL inteirinha. Veja:

GFE2

Agora que chegamos na ferramenta, é hora de entender que recursos ela oferece e como devemos tirar bom proveito do seu sistema de pesquisa para viajar mais barato.

O Google Flights Explore é um software diferente porque o algoritmo de busca funciona com outros parâmetros. Normalmente, um software de pesquisa de voos funciona de forma linear, você coloca a cidade de onde você vai sair (origem), a cidade que você quer ir (destino) e o sistema te dá uma série de resultados de cias aéreas e voos que atendam à sua busca.

No caso do GFE não. A busca é feita por região. Você estabelece pra que área do planeta você quer ir e ele apresenta preços de voos para diversas cidades daquela região em diferentes datas. Veja no print abaixo. No box de busca a esquerda especifiquei que quero sair do Rio de Janeiro e quero ir para a Europa e que quero fazer uma viagem que dure de 7 a 10 dias.

GFE3

Repare que depois que você determina esses parâmetros de pesquisa, o sistema já te oferece no campo de resultados os melhores preços para a Europa, saindo do RJ para viagens roundtrip com intervalos entre 7 e 10 dias.

Ainda existem outras duas opções que você pode usar para detalhar ainda mais a sua busca. Existem dois drop-down boxes que destaco num retângulo vermelho nessas duas imagens abaixo, onde você pode escolher quantas escalas você quer (ou não quer) fazer e ainda pode pesquisar por companhia aérea ou por aliança.

GFE4

GFE5

A coisa mais bacana desse software é que ele é altamente interativo. Por conta da interface utilizada, você vai conseguir ver os preços de dezenas de datas diferentes para diferentes destinos. É muito prático e amigável.

Passe o cursor por cima e verifique que cada bastão vertical desse é um dia de saída, com um dia de chegada sugerido e a melhor tarifa possível para essa combinação.

GFE6

No print abaixo, eu vou com o meu mouse em cima do dia que me oferece a melhor preço para o período pesquisado pro destino Amsterdam. É uma passagem que custa USD 495. Se você quiser fazer esse mesma busca mas numa data mais adiante (ou anterior) no calendário, basta você clicar nessas setinhas que ficam logo abaixo do gráfico dos bastões de preço.

GFE7

Agora, que já escolhi aquele bastão com o preço de USD 495 para Amsterdam, basta clicar nele para saber os detalhes dos voos que me oferecem aquela condição de preço. Dando esse clique, vai abrir uma nova janela do seu browser com todas as informações que você precisa saber, olha só:

GFE8

Nesse nosso exemplo aí a melhor opção é indo no dia 10/02 e voltando 18/02. A combinação mais econômica possível de voos de ida e volta sempre estará destacada na cor verde. Basta você clicar em cima dela para ver os horários e conexões. Depois que você acabar de fazer as suas escolhas, o sistema vai sempre te dar algumas opções no passo final.

Se você quiser fazer a sua reserva imediatamente o próprio software já pode te encaminhar para alguns outros sites onde você poderá fazer isso. No caso do meu exemplo, pra Amsterdam, ele pode me jogar para fazer a reserva dentro do site da TAP (cia aérea da opção que eu escolhi) ou para o motor de reservas da ViajaNet.

GFE9

Sempre indico você entrar em contato por telefone com a companhia e tentar verificar se pelo telefone você não consegue ainda um desconto extra de alguma forma. É sempre bom eliminar todas as possibilidades de se conseguir viajar mais barato.

Além disso, o Google Flight Explore dá condições de salvar o itinerário para que você possa pensar um pouco e fazer a sua reserva num segundo momento, ou então compartilhar ele em alguma rede social ou por e-mail com pessoas que você quer que embarquem nessa contigo.

Importante:

Diferente de outros sites de busca de passagens aéreas picaretas que nós vemos por aí, o Google Flights Explore não tem interesse comercial. Ele é um software totalmente gratuito para o usuário. Por isso, todos os preços que aparecem nos resultados de busca já incluem todas as taxas e impostos. Ou seja, ele vai te apresentar o preço total e real que você vai pagar naquele bilhete, sem risco de você ser surpreendido por uma taxa de emissão ou taxa extra de administração qualquer na hora do pagamento.

Aproveita essa dica pra pesquisar as passagens da sua próxima viagem, e depois me diz o que você achou da ferramenta aqui nos comentários.

Se você quiser saber mais sobre travel hacking e como viajar mais barato, visite o meu site, o Trip Hacker.

Bom proveito, e boa viagem!

Foto destaque: Stellar Travel

Quem escreveu

Armando Aguinaga

Data

17 de August, 2016

Share

Armando Aguinaga

O Armando é jornalista, digital creator e growth. Ele escreve para o CoP e para o Trip Hacker (o site dele) enquanto viaja o mundo em busca de cultura e novas tecnologias. Durante essa jornada, ele nos mostra dicas, técnicas e ferramentas que você vai usar para viajar de forma mais econômica e inteligente.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.