Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 festivais de música imperdíveis na América Latina

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

25 de April, 2016

Share

Alguns festivais já rolaram, pois os festivais de música costumam lotar o calendário no verão – e por aqui ele já se foi -, mesmo que a temperatura nos engane, fazendo a gente jurar que estamos é no ápice da estação quente. Este guia não contempla o Brasil, já que falamos dos festivais que rolam por aqui neste post.

lollacolombia

Em março, rolou o Lollapalooza em São Paulo, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), mas em Bogotá, na Colômbia, ele só chega em outubro. A data e o line-up ainda não foram divulgados, mas já se sabe que será em outubro, no Parque Simón Bolívar. A pergunta que não é calar é: será que alguns dos headliners que tocam no Lollapalooza em Chicago vão tocar também na edição colombiana? Não seria uma má ideia arrumar as malas para visitar nossos vizinhos e assistir Radiohead e LCD Soundsystem por lá, hein? Vale assinar o newsletter e aguardar as novidades.

mutekmxEntre os dias 12 e 23 de Outubro acontece o Mutek, Festival Internacional de Criatividade Digital, que nasceu em Montreal e chega à sua 13ª edição na Cidade do México este ano. É um festival de vanguarda mais cabeçudo e um dos mais respeitados do planeta, com foco na música eletrônica e artes audiovisuais. Prepare-se para ver lives de artistas de que você nunca ouviu falar, mas que provavelmente estão prestes a estourar. O line-up do México ainda não saiu, mas dá para espiar o que vai rolar na edição canadense. No México, serão mais de 100 artistas, entre canadenses, mexicanos e internacionais.

Primavera Fauna 2015. Foto: Claudia Jaime.
Primavera Fauna 2015. Foto: Claudia Jaime.

O Primavera Fauna une indie rock e música eletrônica e costuma acontecer sempre em meados de Novembro, perto de Santiago, no Chile. Ele acontece em apenas um dia, no Espacio Piscina Brodway, que realmente conta com uma piscina no meio do festival e costuma ficar lotada. São 4 palcos, com line-up sempre impecável. Vale o fim de semana por lá. Em 2015 teve Morrissey, Mac de Marco, Rhye, John Talabot, Felix da Housecat, Cardigans e The Explosions in the Sky como headliners. Ainda não saiu a data de 2016, mas fique de olho, porque é certo que ele vai rolar.

Creamfields Festival. Foto: Anthony Mooney.
Creamfields Festival. Foto: Anthony Mooney.

Quem gosta de música eletrônica mais pop tem um leque de opções com festivais espalhados pelos 4 cantos da América Latina. Um dos principais é o Creamfields, que segue firme e forte em Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Somente Buenos Aires já tem data confirmada para 05 de Novembro, mas em 2015 o festival aconteceu com apenas um dia de diferença em relação à edição chilena. Em 2015 tocaram Bassjackers, Richie Hawtin, Dimitri Vegas & Like Mike. Se essa é a sua praia, vale acompanhar, pois festivais nas duas cidades são sempre boas desculpas para fugir para o Chile ou Argentina num fim de semana.

Josh Homme & Iggy Pop. Foto: Andreas Neumann
Josh Homme & Iggy Pop. Foto: Andreas Neumann

Buenos Aires tem ainda um festival chamado BUE, que promete retornar em 2016. Por enquanto, não há site, fanpage, data nem line-up. Rolou uma entrevista com o empresário à frente do festival, que afirmou que já tem Iggy Pop & Josh Homme confirmados com a turnê do novo álbum “Post Pop Depression” num show previsto para o dia 22 de Outubro, mas não há nada ainda na agenda oficial do Iggy Pop.

Foto: Camilo Baez , Festival Estéreo Picnic 2016
Foto: Camilo Baez , Festival Estéreo Picnic 2016

E, para colocar no calendário 2017, já que a edição deste ano rolou em março, Bogotá abriga o Estéreo Picnic, que existe desde 2010 e costuma pegar carona nos artistas que vêm tocar no Lollapalooza na América Latina. O line-up deste ano estava bem similar aos “festivais vizinhos”, com Alabama Shakes, Bad Religion, Jack Ü, Die Antwoord, Florence + The Machine. E por que ir? Além do line-up impecável, o festival rola em Bogotá, cidade que vale colocar na lista para conhecer.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

25 de April, 2016

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.