Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

12 horas em Estocolmo por Agnes Lindberg

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

23 de February, 2016

Share

Apresentado por

Para quem for para o Sónar ou for dar uma rápida passada em Estocolmo, aí vai uma lista com boas dics do que fazer na cidade por 12 horas. Quem for ficar mais tempo, sugiro espiar nosso guia, que é bem completo.

jagviking

Conversei com a Agnes Lindberg, pessoa mais do que apropriada para dar dicas preciosas. Ela, além de viking, é também a Community Manager oficial do Yelp. Sua grande paixão é conectar pessoas incríveis a lugares em Estocolmo que nem sempre estão no radar de todo mundo. Ou seja, conseguir dicas mais insiders, impossível!

Kungsträdgården Foto: Henrik Trygg / visitstockholm.com
Kungsträdgården Foto: Henrik Trygg / visitstockholm.com

De acordo com a Agnes, há muitas coisas legais para fazer em Estocolmo, mesmo que seja no inverno. Uma das coisas que ela ama fazer é ir patinar no gelo em King’s Garden, que fica bem no meio da cidade, e custa apenas 60 coroas suecas (cerca de US$ 7). A dica dela é ir à noite.

Matcha Latte. Foto: nimon / shutterstock.com
Matcha Latte. Foto: nimon / shutterstock.com

Agnes está também sempre caçando a xícara mais bonita de matcha latte (chá verde com leite de soja), a melhor  rawfood ou o seu próximo favorito “escritório” na cidade, já que trabalha remotamente para o Yelp.

12 Horas em Estocolmo

The Artisan. Foto: divulgação
The Artisan. Foto: divulgação

Durante muitos anos, hambúrguer foi tendência em Estocolmo, mas agora é a vez da pizza. Visite o The Artisan se você não estiver com muita fome, mas adoraria comer uma ou duas fatias. Endereço: The Artisan – Odengatan 78, Estocolmo. Horários: Terça, das 11h30 às 20h, quarta à sexta, das 11h30 às 21h, sábado, das 11h30 às 18h e domingo, das 11h30 às 18h. Não abre às segundas.

Grand Hotel. Foto: Anton_Ivanov / Shutterstock.com
Grand Hotel. Foto: Anton_Ivanov / Shutterstock.com

Quem for passar 12 horas em Estocolmo pode começar com café da manhã no Grand Hotel. É clássico sim, mas eles tem ovos benedicts perfeitos, serviço de alta qualidade com vista para o Castelo Real e a água do mar num ambiente super elegante. Nada supera isso. Endereço: Grand Hotel. Södra Blasieholmshamnen 8, Estocolmo. Horários: Segunda à sexta, das 7h às 10h30 e sábado e domingo, das 7h às 11h. Preço do buffet: 343 SEK (US$ 40)

Foto: Agnes L
Christoffers Blommor. Foto: Agnes Lindberg

Depois do café, caminhe pelo lado direito do castelo e passeie pela Cidade Velha (Gamla Stan). Muitos locais e turistas andam por lá e formam um ótimo mix de pessoas. Pare no Christoffers Blommor para pegar algumas flores e fazer você feliz. Na esquina, à direita, fica a Edblad, marca sueca de jóias e design. E assista como fazer um típico doce sueco Polkagrisar. Endereços: Christoffers Blommor, Kåkbrinken 10. / Edblad, Västerlånggatan 36. / Polkagrisar, Lilla Nygatan 10.

Foto: Mikko Puustinen / Flickr.com
Foto: Mikko Puustinen / Flickr.com

Provavelmente depois desse passeio você estará com fome. Não se preocupe. Fuja dos lugares turísticos e atravesse a ponte para Södermalm. Procure pelo Strömmingsvagnen e saboreie um delicioso arenque frito com batatas, enquanto assiste os barcos indo e vindo de Slussen. É uma iguaria. Endereço: Praça Söderlmalm, diariamente das 10h às 21h. 

Grandpa. Foto: Rosa G / Flickr@yukino
Grandpa. Foto: Rosa G / Flickr@yukino
Hora de bater pernas e fazer algumas comprinhas bem bacanas. Vá ao Grandpa e você estará no bairro em que é impossível resistir às compras, conhecido como Estocolmo SOFO. Cada loja poderá ser seu próximo tesouro escondido favorito. Endereço: Grandpa, Södermannagatan 21. Horários: Segunda à sexta, das 11h às 18h30, sábado, das 11h às 17h e domingo, das 12h às 17h.
Hora da "Fika", na
Hora da “Fika”, na Älskade Traditioner. Foto: Divulgação
Depois das compras é hora da “fika“, típico momento sueco no meio da tarde para um break em torno de um café. Isso será por volta das 15h. Siga para Älskade Traditioner (algo como tradições encantadoras em português) para se deleitar com guloseimas, um bom café e os melhores waffles da cidade. Eles ainda tem um jukebox para você escolher o que quer ouvir. Endereço: Älskade Traditioner, Södermannagatan 42. Horários: Segunda à sexta, das 10h às 19h, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Tanto (Årstaviken). Foto: Agnes Lindberg
Tanto (Årstaviken). Foto: Agnes Lindberg
Para se livrar das calorias, desça a Eriksdalsbadet e ande próximo à água até o Tanto, nade um pouco, muitas pessoas fazem isso até no inverno. Suba as escadas e pare para retomar as energias com um suco na Juiceverket, onde suco é coisa séria, já que eles o preparam como se fosse o melhor coquetel da cidade. Endereços: Eriksdalsbadet, Hammarby Slussväg 20, TantoHornstulls Strand. JuiceverketLångholmsgatan 19.
Lin
Linje Tio. Foto: Divulgação
Hora do coquetel. Comece com um Negroni no Linje Tio e depois atravesse para o Barbro para alguns sushi de fusão e mais coquetéis. Não perca a hora, pois você não vai querer perder sua sessão de cinema. Leve seus coquetéis para o cinema bar Bio Rio, que é ótimo! Endereços: Linje Tio, Hornsbruksgatan 24. Barbro, Hornstulls Strand 13. Bio Rio, Hornstulls Strand 3.
Gondolen. Foto: Divulgação
Gondolen. Foto: Divulgação
A essas alturas, você já está com fome. Suba num táxi e vá ao Gondolen para mais um coquetel e experimentar a cozinha sueca-francesa enquanto aprecia Estocolmo de cima. Endereço: Gondolen, Stadsgården 6 (sugerimos reservar mesa). Horários: Segunda, das 11h30 às 23h, terça à sexta, das 11h30 à 1h e sábado, das 16 à 1h. Fechado aos domingos.

Oh, já é provavelmente tarde. Você pode continuar apreciando a vista ou pegar um táxi para levá-lo ao Ling Long, que tem no momento um bar pop-up bem cool rolando. E o que acontecerá depois, só o tempo dirá. Endereço: Ling Long, Riddargatan 6, Östermalm. 

Alguns lugares que valem a ida caso tenha mais tempo na cidade:

Compras:

Hilda Hilda. Foto: Divulgação
Hilda Hilda. Foto: Divulgação

Hilda Hilda
 – loja fofa na Cidade Velha (Gamla Stan);
Mood – tem toneladas de coisas à venda (até manicure) e o restaurante também vale a visita;
& Other Stories – sempre um achado bacana;
Acne Archives – outlet da Acne;
Beyong Retro – brechó, você sempre encontrará algo por lá,
Science Fiction Bookstore – preciso dizer mais? Eu amo esse lugar.

Onde tomar um bom coquetel:

Duvel. Foto drink: divulgação
Duvel Café. Foto drink: divulgação

Para sair:

fa
Himlem. Foto: divulgação

Laika 
– clube incrível;
Himlen – vista perfeita de Estocolmo;
Ugglan – não tem recepção, é escuro e tem um monte de jogos para se divertir com a galera,
Yuc Mexican – pela atmosfera.

Para comer

En
En Kopp Zen Tehus. Foto: divulgação

Maxos
 – falafel perfeito;
Reggev Hummus – o melhor hummus;
Lilla Ego – 3 chefs do ano trabalham aqui (sim, em 2016 também);
Omakase Köttslöjd – carne de todos os tipos para um jantar chique;
Jim & Jacob – tapas para compartilhar;
Bakfickan – todos nós queremos almôndegas;
Bistro Bananas – pizza de outro mundo;
En Kopp Zen Tehus – um verdadeiro tesouro escondido,
Sushi Sho – o melhor sushi de Estocolmo.

Café:

Johan & Nyström Konceptbutik. Foto: Divulgação
Johan & Nyström Konceptbutik. Foto: Divulgação

Johan & Nyström
 – meu número um para um café, sempre;
Drop Coffee – pequeno, mas ótimo;
Snickarbacken 7 – tem um café bem forte e uma loja de arte;
Kaffeverket – para café & matcha,
Pascal – ainda quente, mas lotado.

*A Volta ao Mundo em Festivais de Música é um projeto patrocinado pela KLM Brasil, que faz parte do SkyTeam, oferecendo voos para 1.052 destinos em 177 países. #fly2fest

Agradecimentos especiais à Fernanda Secco, Community Manager do Yelp São Paulo, que nos conectou à Agnes. <3

Foto destaque: Soderlmalm e Riddarfjarden, Estocolmo por Anette Andersen / Shutterstock.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

23 de February, 2016

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • Muito feliz que vou ficar em Soder, parece o bairro mais cool de estocolmo.

    - Luciana Guilliod
    • O Söder é o bairro mais lindo e delícioso da cidade!

      - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.