Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Truques da arte de viajar (que você ainda não descobriu)

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de July, 2015

Share

Procurar técnicas de como viajar melhor é quase como estudar filosofia: quanto mais você se esforça, mais percebe que não tinha entendido nada.  E descobre tantas outras mais.

Por isso compilamos aqui alguns dos nossos truques favoritos para viajar mais, melhor, e pagando um pouco menos.

Viajar para fora do Brasil é muitas vezes mais barato que ir ali pra praia…

opyright: abc7 - Shutterstock
opyright: abc7 – Shutterstock

Válido principalmente em datas super-procuradas dentro do Brasil. Em uma pesquisa rápida, comprando agora em julho, é mais barato passagem + hotel em cidades como Lima, Quito, Bogotá, Cusco do que a maioria dos pacotes de 7 dias em Ilhabela (em hotéis medianos).  Já que você vai ficar 12 horas em trânsito de qualquer forma, por que não?

Além disso, nosso querido Real (aka dilmas)  vale mais nesses países, portanto você passeia, come e saracotica muito mais. Bora trocar Maresias pelo Salar de Uyuni?

Se não sabe o destino, procure por preço.

Não tem planos para as férias? Tanto o Skyscanner quanto o Google Flights tem uma ferramenta ótima. Coloque apenas a origem, as datas, e deixe o destino em branco, eles darão sugestões de vários lugares com bons preços de passagem. Já contei aqui e aqui o passo a passo.

 Pular a última perna do vôo é muitas vezes vantajoso

Copyright: FlyShortcut
Copyright: FlyShortcut

O preço do vôo é calculado pela demanda, não pela quantidade de gasolina que o avião está gastando (aliás, avião usa gasolina?). Por exemplo, ir para Brasília é mais caro que ir para Goiânia. E algumas vezes, a escala pára em Brasília e continua para Goiânia.  Testei agora, para o dia 07/08, por exemplo, se quiser ir para o Rio, é mais barato ir para Salvador e pular (no Rio) fora na escala.

Fora, também funciona. Por exemplo, é mais barato você ir para Amsterdã pela KLM comprando para Bordeaux, do que direto para Amsterdã. Só vale para a perna final, caso você não chegue no destino, a empresa aérea cancela seu vôo de volta. Dicas aqui.

Cheque se é mais barato comprar a passagem pelo site de outro país

Muitas vezes o mesmo trecho comprado no site do Brasil tem um preço, e fora outro preço.  Isso é válido principalmente quando você está comprando passagens domésticas em outros países de um computador do Brasil. A LAN, por exemplo, tem preços bem diferentes, e vale a pena pedir para alguém comprar por lá para você. Mas existem formas de comprar como se seu computador estivesse por lá, e vai sair muito mais barato. Atenção: não testei essa última e não sei o quanto é realmente legal no Brasil, use por conta e risco!

Existem técnicas para você descolar aquela poltrona vazia ao lado

Copyright: apiguide- Shutterstock
Copyright: apiguide- Shutterstock

Já contei com detalhes aqui sobre algumas formas para melhorar suas chances de sentar ao lado daquela maravilhosa poltrona vazia. Afinal ninguém gosta de travar aquela discreta luta de cotovelos com um desconhecido. Mas existem outras técnicas que valem conferir aqui.

Algumas vezes vale a pena não reservar assento com antecedência

Principalmente quando o vôo já está cheio e só há assentos ruins, a maior chance é que existam ainda aqueles assentos com mais conforto que você deveria pagar. Mas bem, se não há outro assento, a empresa aérea tem que te colocar em algum não, não? Se  tudo que sobrou foi porcaria, melhor arriscar.

Nas linhas low-cost, leve sua mochila/ mala com você para o portão  para evitar pagar despacho

Copyright: Peshkova- Shutterstock
Copyright: Peshkova- Shutterstock

Os custos de despacho de mala em alguns países custa muito mais que sua passagem. Mas eles não ligam muito se você levar sua mala de 30 kilos para o portão, o controle é feito em geral no embarque na aeronave (diferente do Brasil). Porém, ao chegar no portão, eles vão pedir no portão para você despachar. Faça uma cara triste de que realmente queria muito carregar tudo, mas irá colaborar com o simpático atendente. Atenção: precisa estar no mínimo no nível 7 na escala de cara-de-pau.

Você pode antecipar e adiar vôos domésticos na mesma data sem multa

Em geral, até 6 horas antes ou 6 horas depois, as empresas nacionais tem alguma flexibilidade para modificar seu horário. Cada uma possui uma regra diferente. O problema é que a maioria exige que você vá até o aeroporto (e daí não adianta, né?). Vale checar aqui o resumo do Melhores Destinos para cada empresa.

Dê uma olhada em promoções de última hora de upgrade para primeira classe

Copyright: David Wingate - Shutterstock
Copyright: David Wingate – Shutterstock

Algumas linhas nos EUA sempre tentam completar a primeira classe, diminuindo o valor até chegar à tarifa balcão. Do Havaí para SF (umas 6 horas de viagem) já paguei só 150 dólares pelo upgrade. Já outras, como a KLM, tem um leilão online: você diz quanto quer pagar e, até 1 dia antes, eles dizem se você conseguiu. Já voltei de Amsterdã com upgrade por 300 euros.

E você, tem um truque de viagem para compartilhar conosco?

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de July, 2015

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Já comprei passagem pra voar os trechos Medellín-Cartagena e Cartagena-Bogotá por um preço ótimo no site da Avianca Colombia. Na Avianca Brasil era quase o dobro.

    - Ana Cristina Da Rocha Monteiro
    • E vc teve que disfarçar o IP ou entrou numa boa?

      - Vanessa
  • Só avião de pequeno porte usa gasolina de aviação. Os com motores a turbina usam querosene de aviação.
    Truque mesmo não tenho nenhum, sou daquelas que se programa com antecedência. só tem que lembrar que pra pular a última perna do voo não pode despachar mala :P

    - Luciana Guilliod
    • Olha só, aprendi!

      True sobre mala… vou dar um update no post ;)

      - Vanessa

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.