De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Rolês no Rio: tesouros escondidos no Posto 6

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

02 de December, 2015

Share

Continuando a série sobre os segredinhos de algumas áreas no Rio, que já passou pelo Arpoador e pelo Horto, chegamos ao Posto 6. É Impressionante como poucos metros de praia, ali no finalzinho de Copacabana, quase já no Arpoador, podem concentrar tanta coisa interessante!

Barcos na colonia de pescadores Z-13, localizado no posto 6 da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

Você corre vários riscos se chegar ao Posto 6 bem cedinho: ver o lindíssimo nascer do sol no oceano, observar o movimento dos pescadores lançando as redes e empurrando os barcos para o mar ou esbarrar com o pessoal que sai da Cave  e vai dar um mergulho sem roupa.

Se não quiser madrugar, ainda assim dá para ir à Colônia dos Pescadores Artesanais de Copacabana, a segunda mais antiga do Brasil. Lá você pode comprar peixes e mariscos fresquinhos, pescados diariamente.

Ilhas Cagarras, Crédito O Globo
Ilhas Cagarras, Crédito O Globo

E ali ao lado tem uma casinha que abriga a sede do projeto Ilhas do Rio, dedicado à conservação das Ilhas Cagarras. O projeto não é só de pesquisa científica e tem também como objetivos a conscientização da sociedade em relação à preservação ambiental e ao turismo sustentável do Monumento Natural das Cagarras. Na sede do projeto, há exposição de fotos e objetos recolhidos nas ilhas e vale super a pena bater um papo com os pesquisadores.

Forte Copa - Wikipedia
Forte Copa

A maior atração do Posto 6 é, sem dúvida, o Forte de Copacabana. Lembra quando você estudou em História do Brasil sobre a Revolta dos 18 do Forte? Pois é dele mesmo que estamos falando.

Lá tem um Museu Histórico do Exército, mas a não ser que você tenha um interesse específico sobre o tema, não perca muito tempo lá dentro. O exterior é lindo, debruçado sobre o mar. Lá de fora você vê Copacabana, Leme, Arpoador e o Pão de Açúcar. Você pode escolher se passa o seu tempo brincando no pátio dos canhões ou nas prainhas só acessíveis pelo Forte. Só não deixe de tomar café da manhã ou de se deliciar com uma das mega saladas da Confeitaria Colombo no almoço. Vale a pena esperar por uma mesa do lado de fora e apreciar toda a beleza da cidade.

Tava demorando pra gente falar da praia, né? As águas abrigadas do Posto 6 são o local preferido no Rio pela galera da natação no mar e do stand up paddle. Várias barracas alugam pranchas por R$ 50,00 a R$60,00 a hora. Você até pode pagar por uma aulinha de stand up, mas não é difícil de aprender. E, na pior das hipóteses, você cai e se refresca no mar. A praia no Posto 6 também é um ótimo lugar para levar crianças.

cafe forte

Aquela estátua do Carlos Drummond de Andrade com a qual todo mundo tira foto? Também fica no Posto 6, pois o poeta adorava sentar naqueles bancos para ver o mar. Recentemente, Drummond ganhou a companhia ilustre da estátua de Dorival Caymmi. Logo em frente tem o Shopping Cassino Atlântico, que é na verdade uma galeria old school de três andares. Lá você encontra algumas das melhores galerias de arte contemporânea da cidade, antiquários, joalherias e, aos sábados, uma feira de antiguidades.

Estatua de Carlos Drummond de Andrade ao amanhecer, Copacabana, Rio de Janeiro
Estátua de Carlos Drummond de Andrade ao amanhecer, Copacabana, Rio de Janeiro

Ficou com fome? Recomendamos a Adega do Cesare, tradicional restaurante de tiozinhos de Copa. Os garçons e os frequentadores devem ser os mesmos há uns 30 anos, mas a comida é farta e saborosa – principalmente o cordeiro. Se quiser algo mais moderno, vá à noite ao Pub Escondido, que fica já no Posto 5. Escolha um chopp de uma das 24 torneiras, mas não deixe de comer o Inconfidentes Burger, com couve e queijo Canastra.

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

02 de December, 2015

Share

Luciana Guilliod

Carioca da Zona Norte, hoje mora na Zona Sul. Já foi da noite, da balada e da vida urbana. Hoje é do dia, da tranquilidade e da natureza. Prefere o slow travel, andar a pé, mala de mão e aluguel de apartamento. Se a comida do destino for boa, já vale a passagem.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.