Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Oásis Urbanos, Urban Campsite Amsterdã

Data

30 de June, 2015

Share

Continuando com a nossa série Oásis Urbanos, fui conferir a segunda edição do Urban Campsite Amsterdam. A idéia da holandesa Annette van Driel de construir um parque de campismo sustentável que substitui passar a noite em tendas tradicionais pela “experiência artística de dormir”, resultado da associação de arquitetos, artistas e voluntários para a realização e exposição das 12 instalações.

Photo 25-06-15 5 28 14 p.m.

Cada instalação exibe um conceito diferente e uma maneira única de o hóspede interagir com o seu objeto durante a noite. Nesse conceito, a obra, o artista e o público são unidos através da hotelaria. Ou seja, passar a noite dentro de uma obra de arte se tornou possível.

urban campsite pan
Esta é a segunda edição do Urban Campsite Amsterdam, e pela primeira vez na prainha Blijburg, localizada no bairro recentemente construído Ijburg. Por ser de muito fácil acesso via transporte público e também de carro (estacionamento a menos de 500 metros do camping), se torna um oásis urbano perfeito para quem não puder se ausentar da cidade por muito tempo. As 12 instalações estão disponíveis para visitação desde o dia 1 de Junho até o dia 31 de Agosto e reservas podem ser feitas através do AirBnb.

As Instalações

urban campsite map2

No total são 12 instalações dispostas lado a lado de maneira circular. Em sentido horário, você encontrará:  Super Fire Camp (Venividimultiplex) – um iglu com fogueira particular com gerador de energia solar própria, o único do camping que oferece a possibilidade de carregar gadgets ou computadores, ideal para quem precisa estar conectado; Ibc shtinkwrap (Refunc) que aborda a utilização de plástico reciclado para a cobertura de uma estrutura metálica; Val Ross (Mud Projects) onde a transformação do objeto através da dupla observação interna e externa se isso se torna o foco da experiência; Universe 7 (Robbert van der Horst) onde é possível dormir observando da água.

Super Fire (Foto: Urban Campsite)
Super Fire (Créditos Urban Campsite)
(Foto: Urban Campsite)
Ibc shtinkwrap (Créditos Urban Campsite)
Photo 25-06-15 4 30 03 p.m.
Val Ross e Universe 7 (Foto Priscilla Dieb)

Goahti (Victor Leurs) a interpretação moderna de uma tenda original dos nômades Sami da LapôniaUpside down you turn me (Rob Sweere) a cápsula suspensa; Trampotent (Vince Vijsma) a combinação de diversão e funcionalidade: uma cama com trampolim no teto; Solid Family (Boomhuttenfest) a única instalação que pode acomodar uma família, a estrutura de madeira e vidro simboliza dois icosaedros conectados.

csm_web-goahti2_702f8c3220
Goathi (Créditos: Urban Campsite)
Photo 25-06-15 4 31 12 p.m.
Upside down you turn me (Foto Priscilla Dieb)
Photo 25-06-15 4 31 29 p.m.
Trampotent (Foto Priscilla Dieb)
Photo 25-06-15 4 31 40 p.m.
Solid Family (Foto Priscilla Dieb)

Zolderkamer (Arjen Boerstra) que une o aconchego de um sótão e a frescura da praia; Kite Cabin (Frank Bloem) para a observação do céu e sensação total do vento; Uit hout gesneden (Studio Plots) sobre como o corte da madeira pode influenciar na iluminação interna da instalação; e a Bedbug (Franka te Lintel Hekkert – Ronnie Kommene) um objeto que pode ser mudado de lugar para a apreciação de qualquer vista dentro do camping.

Zolderkamer (Foto Priscilla Dieb)
Zolderkamer (Foto Priscilla Dieb)
Kite Cabin (Foto Priscilla Dieb)
Kite Cabin (Foto Priscilla Dieb)
Uit hout gesneden (Foto Priscilla Dieb)
Uit hout gesneden (Foto Priscilla Dieb)
(Foto Priscilla Dieb)
Bedbug (Foto Priscilla Dieb)

No centro do círculo está a instalação sanitária, suspensa e feita de latão reciclado que consiste em dois banheiros e duas duchas. Os banheiros são ecológicos e as duchas precisam receber água através de um sistema de bombeamento manual. A água usada para banho escorre para um receptor que irriga uma mini horta. Bárbaro.

Photo 25-06-15 4 33 52 p.m.
A instalação sanitária, tipo incrível. (Foto Priscilla Dieb)

Fazem parte do camping: a recepção, a cafeteria, uma área comum coberta para refeições, lâmpadas solares que iluminam o caminho durante a noite, lounge e uma jacuzzi (à lenha!). Existe também o acampamento dos voluntários, que garante que sempre tenha alguém da organização disponível para ajudar caso seja preciso.

urban campsite facilities
As facilidades (Foto Priscilla Dieb)
Photo 25-06-15 5 00 11 p.m.
a Jacuzzi à lenha! (Foto Priscilla Dieb)
Photo 25-06-15 4 59 50 p.m.
Fogueira é sempre uma ótima idéia :) (Foto Priscilla Dieb)

A experiência

Coisa mais linda é quando a vida imita a arte, e não a parte menos interessante da própria vida. Fiquei uma noite no Solid Family e dormir dentro de um icosaedro foi bem interessante.

Photo 25-06-15 9 04 05 p.m.
As proporções no camping… Eu sou essa marquinha aí na duna.

Uma das lâminas estruturais da instalação era de vidro e pude ver o sol se por a noite cair e fogueira ser acesa deitada na cama. Depois, me juntei aos voluntários e outros hóspedes em volta da fogueira até o sono ir nos vencendo um a um. A ausência da eletricidade permitiu a apreciação do céu e do silêncio que o escuro de certa forma intensifica. Parecia estar em um mini Burning Man da arquitetura.

Photo 25-06-15 9 21 33 p.m.
Vista de dentro do objeto de dormir (Foto Priscilla Dieb)

Detalhes que tive que me adaptar: ir ao banheiro durante a noite sob a luz da lua, bombear água para tomar banho e ter que usar pouco para não correr riscos, sair (literalmente) da zona de conforto diária por dormir em um espaço que era grande o suficiente apenas para o meu ato de dormir (esquecia de vez em quando que estava num camping e começava a ter expectativas que estaria em um hotel).

Não achei nada disso um problema e encarei como aprendizado. Se você é do tipo que gosta de arte, de experimentá-la, anote este oásis urbano na lista para o próximo verão, ou ainda este!

Urban Campsite Amsterdam
Einde Pampuslaan
1087 HP Amsterdam (IJburg) Blijburg
Tel +31(0)6 140 411 84
[email protected]

* Foto destacada – Priscilla Dieb

Data

30 de June, 2015

Share

Priscilla Cavalcante

A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com

Ver todos os posts

Comentários

  • Incrível! Nunca acampei, bateu uma vontade forte de passar por essa experiência em um lugar tão único como esse.

    - Paula A.

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.