Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Em busca do valor do dólar perfeito

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

29 de September, 2015

Share

Eu sempre fui bem indisciplinada na hora de viajar. Minha preparação sempre foi: fazer a mala uma hora antes, sair correndo para a casa de câmbio para comprar dólar, pegar um sanduíche e ir comendo no táxi/ônibus para o aeroporto. Bom, a mala e o sanduíche continuam na mesma, mas a não ser que você esteja na correria, ou não se importa em perder algum dinheiro, comprar hoje dólar sem pesquisar é uma grande burrice. O bom é que atualmente contamos com várias ferramentas online para ajudar nessa árdua tarefa, não precisamos mais sair – ou ligar – pesquisando em diferentes casas de câmbio, a internet taí mesmo para facilitar a nossa vida.

O primeiro lugar para se olhar é o ranking do VET do Banco Central. O ranking é sempre publicado mensalmente e é sempre do mês anterior. Nele você vê o quanto foi o valor médio cobrado pelas casas de câmbio e bancos. VET significa “valor efetivo total”, e é a soma de IOF + Taxa do câmbio + Tarifas. Na tabela, são somadas todas as operações realizadas no mês e a partir daí se tem o valor médio. Tudo parece complicado, mas a dica é: veja as instituições em que existe um número razoável de operações no mês, isso te dá uma segurança maior que aquele valor foi praticado no desenrolar do mês todo. Outra coisa, como os dados são dos meses anteriores, é bem provável que o valor não será o mesmo quando você for comprar. Tente achar instituições que apareçam com uma boa cotação nos meses anteriores, eu sei que é chover no molhado, mas suas chances de pegar um valor bom melhoram.

Foto por Singkham/Shutterstock
Foto por Singkham/Shutterstock

A partir dessa idéia inicial de valor, você pode checar sites que fazem essa pesquisa em casas de câmbio para você. Delas, as que eu mais gosto são a Beecambio, Meu Câmbio e Jooin.

A Beecambio mostra a cotação mais baixa do dolar já na home do site – bom, não só dolar como também euro e libra. O que eu gosto mais é que dependendo da cor da caixinha dá para ver se esse valor subiu ou desceu, assim rola acompanhar como andam as coisas (no último mês a caixinha ficou verde somente uma vez :( ). Eles entregam em casa, em São Paulo, Rio de Janeiro – para o dia posterior a compra – e para outras cidades do Brasil, com agendamento.

O Jooin faz uma pesquisa em mais de 50 casas de câmbio. Ele mostra na home quais casas de cambio estão com melhor preço, como um destaque. Diferente da Beecambio, eles não fazem a operação de troca, isso deve ser feito na casa de câmbio. A ferramenta serve apenas como um auxílio na hora da troca.

Por último, temos a Meu Câmbio. Eles não mostram a taxa direto na página, é preciso pedir uma cotação, mas eles são bem eficientes e a cotação chega poucos minutos depois do pedido no site. Eles continuam a enviar essa cotação nos dias seguintes ao pedido, ou seja, uma ótima para comparar valores também. Tanto eles como o Beecambio oferecem serviço de remessas ao exterior.

É possível fazer uma pesquisa nesses 3 sites em menos de 10 minutos. Ou seja, dá para economizar um bocado sem fazer muito esforço.

As 3 dicas dos sites foram dadas no nosso grupo no Facebook  (vem participar!) pelo Lorenzo Mendoza, Camila Al-Cici e Haydee Uekubo.

 

*Foto de capa Nattapol Sritongcom/Shutterstock

 

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

29 de September, 2015

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Boas dicas! Obrigado

    - Giovanni Zapponi

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.