Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Dividindo as despesas em viagens

Quem escreveu

Ola Persson

Data

11 de December, 2015

Share

Eu paguei o supermercado, mas o meu amigo pagou as bebidas. Aí tiveram aqueles petiscos na praia que foram pagos pelo fulano, e o aluguel que foi pago pelo beltrano…” Quem já viajou em um grupo certamente enfrentou a árdua tarefa de acertar os gastos depois, talvez guardando as notas, juntando tudo em uma planilha e fazendo aquelas contas imensas para saber quem deve o que – e para quem.

mobile-bc6d7c68da534f47547cfc847fb221bc

Nas viagens aqui do pessoal do COP, testamos o aplicativo Splitwise,  que simplifica o gerenciamento desse tipo de conta. Uma vez entre seis pessoas e outra em um grupo de 10.

Para dividir as contas da turma, todos precisam se cadastrar e ser adicionados a um grupo no aplicativo. Feito isso, é só ir adicionando o que cada um gasta. É possível excluir pessoas de certas contas: se três pessoas vão ao bar e uma delas paga, é só indicar quais eram os envolvidos nessa despesa. Isso faz com que fique extremamente fácil de controlar as contas, mesmo as que não envolvem o grupo inteiro. Dá, por exemplo, para tirar da conta das bebidas aquela amiga grávida, sabe?

Estranhamente, a opção de simplificar as dívidas não é habilitada automaticamente. Quando você aciona essa opção, o app fica mais inteligente na hora de dividir as despesas. As minhas dívidas são calculadas para que eu precise fazer o mínimo de pagamentos, ou seja, em vez de pagar um pouco a cada um, a solução mais eficiente é indicada: em vez de pagar a duas pessoas, pago somente a uma.

Outro porém é que não é possível criar um grupo sem ter acesso à internet. Então, se a viagem tiver como destino um lugar sem internet, é bom fazer o grupo antes. Quando o grupo já existe, o aplicativo pode guardar despesas mesmo quando offline e sincronizá-las depois.

Em resumo, o Splitwise faz com que o controle das despesas de uma viagem fique muito mais fácil, sem precisar que uma só pessoa fique encarregada dos cálculos ao final.  Além de uma interface web, há ainda o aplicativo para iOs e Android. Super indicado para viagens, mas também para controlar os micro-empréstimos do dia a dia.

* Foto destaque: shutterstock.com / patpitchaya

Quem escreveu

Ola Persson

Data

11 de December, 2015

Share

Ola Persson

Viaja sempre com uma mochila com camera, laptop e kindle e uma mala pequena de roupas. Nela leva mais uma mala vazia que vai enchendo ao longo da viagem. Não é fã de pontos turísticos, não gosta de muvuca e foge de filas, mesmo que seja para ver algo considerado imperdível. Por isso nunca subiu na Torre Eiffel, mesmo tendo ido várias vezes à Paris. Acredita que uma boa viagem é sentir a cidade como morador. Tanto que foi pra São Paulo em 2008 e ainda está por lá.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.