Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

6 restaurantes vegetarianos pra conquistar qualquer paladar no Rio

Quem escreveu

Almost Locals

Data

03 de August, 2015

Share

Apresentado por

Este post é um desafio àqueles que acham que comida vegetariana é sem graça. Aqui no Rio, não faltam restaurantes investindo em cardápios sem carne, mas cheios de sabor, que atraem não só adeptos do vegetarianismo, como vêm conquistando um público fiel de gente interessada simplesmente em comer bem.

Pra conquistar o paladar mesmo do mais incrédulo dos carnívoros, preparei uma lista com meus 6 vegetarianos favoritos da cidade. Bom apetite!

Vegana Chácara

No meio do burburinho de Botafogo, em uma casa no fim de uma rua sem saída, fica um dos restaurantes mais aconchegantes da cidade. O Vegana Chácara parece um oásis, com clima de pensão e mesas de madeira no terraço, em meio a um jardim com direito a rede e barulho de pássaros. O cardápio oferece duas opções do dia, com entrada e prato principal sem nenhum derivado animal, que variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes, sempre frescos e orgânicos, além de sucos deliciosos e refrescantes. A feijoada vegana, com shitake e tofu, é servida sempre às sextas e não fica nada a dever à tradicional: uma delícia. O restaurante aceita cartões de débito, mas quem paga em dinheiro é convidado a deixar o valor da conta em uma caixinha e retirar seu próprio troco. Um charme extra. Pena que não abre aos fins de semana.

Endereço: Rua Hans Staden, 30 – Botafogo
Abre de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30

Refeitório Orgânico

Refeitório Orgânico. Foto: divulgação
Refeitório Orgânico. Foto: divulgação

Também em Botafogo, o Refeitório Orgânico segue a linha vegana (que não utiliza nenhum ingrediente de derivação animal), o que nem de longe significa um cardápio limitado. Lá, você pode optar por se servir à vontade em um variado bufê com preço fixo ou pelo menu à la carte, em que você monta o prato escolhendo de 2 a 5 porções dos itens do dia – que podem ir desde espaguete com pesto de manjericão e castanha do pará até cuscus marroquino e bolinhos indianos. É um dos meus favoritos, pela comida e pelo preço.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120, Botafogo
Aberto de segunda a sábado, das 11h às 16h
Telefone: (21) 2537-0750
Veja o cardápio no site: www.refeitorioorganico.com.br

Gouranga Veggie

Restaurante
Gouranga Veggie. Foto: divulgação

É na Lapa que fica um dos restaurantes vegetarianos mais gostosos da cidade, aberto em 2014. O cardápio e o ambiente, inspirados na cultura indiana, são os grandes atrativos da casa. A elaboração da comida tem como base a Ayurveda, medicina tradicional indiana. Por isso, seus pratos são cheios de sabores e aromas que transportam pra bem longe do paladar da culinária brasileira tradicional. O menu, com preço fixo, conta sempre com duas opções de prato principal por dia, que vem acompanhado de saladinha de entrada, sobremesa e refresco natural. Apesar de estar localizado no meio do mais boêmio bairro do Rio, o restaurante só funciona pra almoço e durante a semana. Uma vez por mês, sempre no primeiro sábado por conta da Feira Rio Antigo da Rua do Lavradio, ele abre excepcionalmente, com um cardápio especial.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 625 – 2º andar, Lapa
Aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 16h. E todo primeiro sábado do mês, das 11h30 às 16h
Telefone: (21) 2252-6052
Veja o cardápio no site: www.gourangaveggie.com.br

Metamorfose

Restaurante Metamorfose. Foto: divulgação
Restaurante Metamorfose. Foto: divulgação

Outro top, na minha humilde opinião, o Metamorfose é super tradicional, com quase 30 anos de atividade. Baseado nos princípios da macrobiótica, que privilegia o uso de cereais integrais, legumes e leguminosas e o equilíbrio entre as propriedades de cada alimento, não é 100% vegetariano por oferecer também opções com peixe (geralmente às terças e quintas). Também trabalha no esquema de dois tipos de pratos por dia, que podem vir, ou não, acompanhados de sopa. Conceitos à parte, a comida é uma delícia. O bobó de shitake e o crepe de palmito orgânico são imperdíveis, anotem aí.

O espaço conta ainda com uma pequena mercearia de produtos naturais, além de vender pães, tortas, biscoitos, doces e salgados integrais de produção própria artesanal. E vale destacar que almoçar por lá também significa dar uma escapada do frenesi do Centro do Rio. O atendimento é gentil e o ambiente é espaçoso, fresco e tranquilo. Pra sair se sentindo bem (e satisfeito).

Endereço: Rua Santa Luzia 405, sobreloja 207, Centro
Aberto de segunda a sábado, das 12h às 16h
Telefone: (21) 2262-6306
Veja o cardápio no site: www.restaurantemetamorfose.com.br

Naturallie Bistrô

Naturalie Bistrô. Foto: Alexander Landau
Naturallie Bistrô. Foto: Alexander Landau

Comandado pela chef Nathalie Passos, especializada em culinária natural e saudável, o restaurante abriu em janeiro e já é um dos queridinhos da cidade. A casa tem a sustentabilidade como um de seus pilares, trabalhando com produtos orgânicos, frescos e integrais. Por isso, o cardápio costuma variar, acompanhando a sazonalidade dos ingredientes. O que conquistou vegetarianos e não vegetarianos foi a criatividade na elaboração do menu, que oferece opções de pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e sem lactose. A lasanha de abobrinha, com ricota de cabra e tomate assado, acompanhada de salada, é um dos carros-chefes, assim como afeijoada vegana, servida aos sábados.

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 11, Botafogo
Aberto de segunda a sexta, das 11h às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Telefone: 2537-7443

BioCarioca

Bio Carioca. Foto: divulgação
Bio Carioca. Foto: divulgação

O BioCarioca abriu há cerca de quatro anos em Copacabana, com uma proposta de “gastronomia natural com sabor” e agradou tanto que a casa já abriu mais duas filiais pela cidade (uma na Barra e uma em Cidade Nova). Massas, risotos, sanduíches, saladas e sobremesas são servidos em pratos individuais à la carte. Por ter uma pegada meio de comida italiana, meio de comida chinesa, acaba sendo mais fácil de convencer aquele amigo que ainda torce o nariz quando se fala em restaurante vegetariano a dar uma chance. O risoto de cogumelos orgânicos é um dos carros-chefes da casa.

Endereços:
Copacabana – Rua Xavier da Silveira, 28
Aberto de terça a sábado, das 11h30 à meia-noite. Domingo e segunda, das 11h30 às 18h.
Telefone: (21) 2523-4820

Cidade Nova – Rua Neri Pinheiro, 285, Boulevard Cidade Nova
Aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 16h
Telefone: (21) 2504-6169

Barra da Tijuca – Av. das Américas, 500, Shopping Downtown, Bloco 21, Loja 128
Aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 16h.
Telefone: (21) 3598-0036
Veja o cardápio no site: www.biocarioca.com.br

Esse post foi publicado no Almost Locals pela autora Erika Azevedo.

*foto destaque:SARYMSAKOV ANDREY – cortesia shutterstock.com

Quem escreveu

Almost Locals

Data

03 de August, 2015

Share

Apresentado por

Almost Locals

Almost Locals é um blog cheio de dicas para quem quer fugir do óbvio em Amsterdã, Barcelona, Berlim, Chicago, Lisboa, Londres, Madri, Rio e São Paulo.

Ver todos os posts

Comentários

  • Claro que a lista não teve o intuito de listar todos os vegetarianos do Rio, mas aproveito para lembrar do “Cheio de Vida” (avenida 13 de Maio, 33 – Centro) com seus mais de 20 anos de estrada.
    Adorei o post!

    - Marianna Cersosimo
  • Faltou o Pomar Orgânico na Barra.

    - Flavia Oliveira
  • Acho que faltou citar o mais que tradicional Vegan Vegan, em Botafogo. Cozinha de um paladar maravilhoso, como lá ha anos.

    - Maria Clara Albuquerque
  • Faltou na lista a Vegecoop (rua da Carioca, 54), onde almoço todo dia. Comida rigorosamente honesta (foi aprovada em vistoria da Vigilância Sanitária que reprovou diversos restaurantes próximos) e ambiente humano de primeira qualidade. Tem 53 anos de tradição.

    - Roberto Neves
  • Recomendo avaliar o Caminho do Mar na Estrada do Pontal. Essa seleção está para quem só anda de metrô, salvo uma indicação na Barra da Tijuca.

    - Alexandre Andrade
  • O restaurante onde mais almoço no centro é o Govinda, mesmíssima proposta do Gouranga. E tem o Universo Orgânico, no Leblon, pioneiríssimo em culinária viva. Os dois são muito, muito bons e com bom preço.

    - Luciana Guilliod
    • Ótima lembrança, Lu. O Govinda é um dos melhores veggies do Rio, na minha opinião também.

      - Pedro Fish
    • A chef do Gouranga era do Govinda :)

      - Kamille Viola
      • Sim Kamille Viola, eu estive como Chef no Govinda desde a inauguração por 1 ano e meio, e estive por um tempo no Gouranga desde a abertura, onde não estou mais. No momento agora fazendo eventos, confraternizaçôes, dietas de ayurveda e cursos de culinária.

        - Sridhama Dasi
        • Poxa, adoraria saber de seus cursos. Fui no Gouranga logo que abriu e adorava as suas receitas!

          - Kamille Viola
          • Ok, posso te informar quando tiver o próximo…

            - Sridhama Dasi
      • Não sei se esse menu fixo com duas opções de principal+salada, sobremesa e suco é tradicional na índia, mas sabe que até em Belém fui em restaurante indiano assim?

        - Luciana Guilliod
        • No andar de cima do Gouranga, tem uma loja com produtos trazidos da Índia (antes, ela ficava no Govinda). Volta e meia converso com a dona, ela faz mapa astral védico, a filha tá indo fazer medicina ayurvédica na Índia, elas viajam pra lá com alguma frequência… Vou perguntar a ela!

          - Kamille Viola
        • No andar de cima do Gouranga, tem uma loja com produtos trazidos da Índia (antes, ela ficava no Govinda). Volta e meia converso com a dona, ela faz mapa astral védico, a filha tá indo fazendo medicina ayurvédica na Índia, elas viajam pra lá com alguma frequência… Vou perguntar a ela!

          - Kamille Viola
  • Hum, senti duas ausências de peso: o Tempeh, na Primeiro de Março, entre a Praça XV e o CCBB, e o Prana, na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, que até um dia desses estava em primeiro lugar no ranking do TripAdvisor dos restaurantes do Rio (um exagero, mas o lugar é muito bom e vale a visita).

    - Pedro Ivo Dantas
    • Semana passada o Tempeh estava fechado, nem placa na porta tinha mais.

      - Luiz De Aquino
    • Nossa gente, vai dar um novo post!

      - Vanessa

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.