Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 lugares que você tem que ir em 2016 por Luigi Dias

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de December, 2015

Share

Luigi Dias é cineasta, fotógrafo, roteirista e viajante profissional; já passou muito perrengue nesse mundo, mas conseguiu trazer as fotos de volta. Seu sonho é morar no Camboja e abrir uma escola de artes para crianças carentes. Tem um trabalho incrível e está sempre explorando o mundo com sua câmera. Seus destinos raramente são óbvios ou fáceis de ir e por isso são sempre fascinantes. O resultado das suas viagens são fotos sensíveis, que captam a alma do lugar nos transportando um pouco para cada cantinho por onde passa. Toda vez que vejo uma foto sua na minha timeline, bate aquela vontade de conhecer um novo destino, pois raramente já estive em algum dos lugares aonde ele foi.

_MG_1289

Pedi então indicação de cinco lugares imperdíveis para conhecer. E ele trouxe, como esperado, uma lista nada óbvia.

Uzbequistão — Na lista dos destinos da CNN para 2016, o Uzbequistão não é um país “fácil”. O calor de mais de 50ºC pode ser excruciante para alguns, e as dezenas de checkpoints do exército, quando se cruza o país de carro, mais a burocracia dos tempos da antiga União Soviética, são de enlouquecer. Tirando isso, a incrível Bukhara (o lar de Aladdin, da lâmpada mágica) e a misteriosa Khiva, com seus muros de pedra e torres azuis faiscantes, são as duas cidades medievais islâmicas mais bem conservadas, e valem cada gota do seu suor.

DSC_0577
Foto: Luigi Dias
DSC_0265
Foto: Luigi Dias

Quirguistão — O turismo no Quirguistão está engatinhando, portanto não espere conforto e luxo do Ocidente, como camas de hotéis com lençóis de 1000 fios. Nada disso. Você se hospeda em casas particulares, dorme em tapetes e pode até mesmo passar alguns dias sem banho, dependendo do vilarejo. Mas você nunca, mas nunca na sua vida, presenciará tamanho espetáculo da natureza, que faz o Atacama parecer uma caixa de areia de gato. Percorrer a antiga Rota da Seda por horas de carro, beirando a Cordilheira Celestial e o lago Issyk-Kul, está entre as 10 coisas para se fazer na vida antes de morrer.

DSC_0459
Foto: Luigi Dias
DSC_0622
Foto: Luigi Dias

Cartagena das Índias — Além de ser um dos destinos mais românticos do mundo, ao lado de Saint-Paul de Vence, na França, Cartagena das Índias entrou recentemente para o mapa da rota gastronômica mundial, atraindo milhares de “foodies” de todos os cantos do planeta, com seus restaurantes estrelados e muquifos populares. As praias de águas azul-turquesa e as minúsculas ilhas desertas perdidas no meio do mar são de cair o queixo.

DSC_0285-2
Foto: Luigi Dias
Foto: Luigi Dias
Foto: Luigi Dias

Phnom Penh — A capital do Camboja quase sempre fica fora da rota dos turistas brasileiros que visitam o país, atraídos apenas por Siem Reap e o majestoso Angkor Wat (o maior templo da Terra). Phnom Penh é uma cidade fantástica, barulhenta —mas não tanto quanto Hanói, no Vietnã—, cheia de bares e restaurantes contemporâneos, mercados que parecem labirintos, o Rio Mekong, a Ilha da Seda, templos, história, cafés, pubs… Às vezes lembra Copacabana; outras, Havana. Se Havana tivesse água encanada, claro.

IMG_3967
Foto: Luigi Dias
IMG_0184
Foto: Luigi Dias

Çeşme — Esqueça a Capadócia. Quando visitar a Turquia, se mande para Çeşme. Cidadezinha costeira saída de um sonho, de ruelas estreitas apinhadas de casinhas azuis, lojinhas simpáticas e restaurantes que servem a melhor culinária do mundo. Você muito provavelmente vai querer passar o resto da sua vida neste lugar.

Foto: Luigi Dias
Foto: Luigi Dias
Foto: Luigi Dias
Foto: Luigi Dias

E para vocês, quais são os cinco destinos imperdíveis para 2016?

*Foto capa: lago em Tien-Shan, nas montanhos do Quirguistão por Michal Knitl / shutterstock.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

08 de December, 2015

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.