Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Small Stories, por David Lynch

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

27 de January, 2014

Share

Enquanto a gente espera ansiosamente pela continuação de Twin Peaks, David Lynch estrela mais uma exposição em Paris.

A ligação do cineasta, músico, designer e artista plástico com a França já vem de algum tempo: da criação das vitrines das Galleries Lafayette, passando pelo desenho do rótulo de uma série limitada de Dom Pérignon e pela decoração do club quasi privé Silencio à exposição de suas telas na Fondation Cartier pour l’art contemporain em 2007, Lynch teve uma atuação um tanto diletante por aqui.

O agora fotógrafo recebeu carta branca da Maison Européenne de la Photographie para conceber a exposição Small Stories, que é coproduzida pela galeria idem, em cujos ateliês de Montparnasse trabalhou Picasso e aonde Lynch vai duas vezes ao ano para trabalhar em seus litografias.

As pequenas histórias de Lynch se desenrolam através de 40 fotos em preto e branco, criadas especialmente para a mostra, que abriu na semana passada e fica em cartaz até 16 de março.

IMG_1215

IMG_1227

No texto de apresentação, é o próprio Lynch quem explica o título da exposição: para ele, as imagens fixas podem contar histórias e, na maioria das vezes, as imagens fixas contam pequenas histórias. Essas pequenas histórias podem evoluir, criando uma grande história, dependendo unicamente da imaginação e da emoção do espectador.

É essa então sua intenção: deixar o espectador criar seu próprio cinema.

As cerca de 40 imagens são organizadas em quatro séries: cenas de interiores, cabeças, janelas e as naturezas mortas, estas realmente surpreendentes.

IMG_1229

As fotos giram em torno dos temas recorrentes de seus filmes: sonhos perturbadores, criaturas disformes, lugares obscuros e viagens sem destino, responsáveis por nos deixar no mínimo com uma sensação de estranhamento diante de suas obras.

Se você, no entanto, ficar com receio de que as imagens de Lynch possam criar pequenas histórias capazes de virar pesadelos durante a sua estada em Paris, a MEP também apresenta uma exposição bem mais leve, sobre o tema da camuflagem, com obras do fotógrafo catalão Joan Fontcubert.

Maison Européenne de la Photographie
Exposição: Small Stories 
Até 16 março 2014
Quarta a domingo das 11h às 20h
8 euros (entrada gratuita às quartas-feiras das 17h00 às 19h15)

*fotos Domingos Lepores

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

27 de January, 2014

Share

Domingos Lepores

No seu aniversário de sete anos, ganhou um globo terrestre e pouco depois já sabia (quase) de cor o nome das capitais dos países do mundo. Ainda não conheceu a Ásia e a Oceania, mas mudou há cinco anos para Paris e mora há dois em Berlim. É péssimo em senso de orientação. Sempre acaba se perdendo nas ruas transversais e achando aquele café ou loja que você vai ver indicado na edição de um guia de viagem só no ano seguinte.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.