Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Vale a pena visitar o Taj Mahal?

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

09 de September, 2014

Share

A viagem, que era para ter durado 4 horas, acabou levando 6 por causa de um acidente na estrada. Ainda por cima, eu passei mal o caminho todo, culpa de algumas frutas que resolvi comer no café da manhã e que me fizeram colocar para fora até minha dignidade.

Chegamos em Agra no final do dia e pegamos todo o congestionamento do mundo por lá também. Sabe aquela estória que o trânsito na Índia é pior que o de São Paulo? Não é balela. Além disso você vê todo o tipo de coisa, tuk tuks levando 5 pessoas ao mesmo tempo ou caminhões cheio de pessoas da caçamba.

Aleksandar Todorovic / Shutterstock.com
Aleksandar Todorovic / Shutterstock.com

Você pode viajar pelo país de algumas formas, as mais comuns são trem ou um carro com motorista que você contrata para te levar para algum percurso pré-determinado. Como eu iria ficar só 10 dias no país, resolvi pelo carro para conseguir ver as coisas no meio do caminho também.

Babloo, meu motorista, me levou de imediato para a beira do rio para ver o Taj de lá. Com a variação da luz do sol ao longo do dia, a cor do mausoléu muda, passando pelo cinza claro, pérola ao branco. Era final de tarde e ele achou que era uma boa idéia eu ver isso, já que partiríamos para Jaipur já no dia seguinte, logo após ver o local.

David Evison / Shutterstock.com
David Evison / Shutterstock.com

É engraçado que esses dias eu vi uma galeria com fotos de lugares famosos com seus arredores, e é exatamente essa a visão que você tem ao olhar o mausoléu de longe. Agra é uma cidade bem feia, tirando o mausoléu não existe razão para você ir para lá, uma amiga me falou que achava o ambiente pesado, e é assim que eu considero também. O Taj Mahal parece desconectado com tudo o que está em volta.

No dia seguinte acordamos bem cedo para finalmente entrarmos no lugar. Na subida, algumas pessoas pediram para tirar foto comigo. Isso é algo bem comum na Índia, as pessoas pedem para tirar foto com você em todos os lugares, você pode educadamente negar. Sobre o preço, ele varia, existe um valor para os locais e um valor – bem mais alto, diga-se de passagem – para os estrangeiros.

Ao entrar, você se arrepia. O lugar é lindo de morrer. Eu dei uma pequena surtada com o jardim na frente. De novo, bem diferente de tudo que você vê na Índia. O complexo conta com, além do jardim, 3 prédios. O principal é o branco com outros dois menores, um de cada lado. Os detalhes da construção são impressionantes e você pira em olhar azulejo por azulejo e ver coisas novas em cada um deles. Por dentro, o lugar é pequeno, pelo menos menor do que eu pensava. Na verdade acho que grande parte fica fechado para turistas, basicamente só a parte do túmulo fica – ou pelo menos estava quando eu fui – aberta.

Turtix / Shutterstock.com
Turtix / Shutterstock.com
Turtix / Shutterstock.com
Turtix / Shutterstock.com
Boris Strojko / Shutterstock.com
Boris Strojko / Shutterstock.com

No final, vale a pena ir visitar o lugar. É um lugar para você ir uma vez para conhecer. Depois de dar o check nesse item na sua lista, existem vários outros lugares mais interessantes para se conhecer na Índia, como as cidades sagradas, Galtaji ou o ISKCON. Mas isso não deixa o Taj Mahal menos fantástico.

Ah, e se quiser saber mais sobre a viagem, dê uma olhada no nosso guia Nova Delhi/Agra

 

* Foto de abertura: archer10

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

09 de September, 2014

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.