Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Tire um sabático você também!

Quem escreveu

Débora Andreucci

Data

05 de December, 2013

Share

Foi em 2011, quando estava em uma festa de casamento de uma amiga, que eu e meu namorado tivemos uma ideia que mudaria nossas vidas: tirar um sabático de 2 meses e 15 dias e viajar pela Europa. Pegamos o celular na mesma hora, ligamos para um amigo, que já havia feito isso, para saber quanto gastaríamos e pronto, hi-five! Felizmente consegui um acordo no meu trabalho, e então na volta teria minha vaga de volta, acabaria sendo férias prolongada, bem prolongada. Agora era só organizar.

Começaria a parte chata: juntar grana, organizar as contas, renovar passaporte. Para não embolar tudo, eu acertei antes de ir todas as contas que eu deveria pagar enquanto estivesse em terras européias. Antecipei 3 meses de parcela e seguro do carro, todos os boletos do meu contador, condomínio, empregada, etc. E para arrecadar mais $$$, me joguei nos freelas – e é sempre quando você mais precisa que eles aparecem.

Foram 6 meses de planejamento, diversos finais de semana comprando passagens aéreas internas, reservando hotéis nos lugares que iríamos passar – a parte mais gostosa foi escolher as cidades.

09

08

Tem gente que prefere não planejar viagens com muita antecedência, ou nem planejar, mas o meu estilo de viagem é sempre ao contrário disso. Eu e meu namorado gostamos de ir para lugares incríveis, se hospedar com conforto, gastando pouco. E é organizando com pelo menos 4 meses de antecedência, que aproveitamos os melhores preços de passagens, pagamos hotéis 5 estrelas pelo valor de um de 3 estrelas (se reservar 1 mês antes), e chegamos ao nosso destino com TUDO PAGO.

Bom, escolher destinos para uma viagem de quase 3 meses, com 6 meses de antecedência não é nada fácil. A gente queria ir para muitos lugares, mas nem sempre dá por conta dos itinerários dos voôs. Por exemplo: Iríamos para Roma, e de lá pensamos em ir para Praga, porém de Roma não havia voô para lá, apenas voltando para Londres (que já havíamos passado), mudamos e fomos para Mikonos, que era do lado ;) Então, durante todo o tempo de planejamento, o roteiro mudou pelo menos umas 3 vezes, hahaha. Outra dica é: não queira brincar de WAR, é mais gostoso fazer poucas cidades e curtir bem cada uma delas, do que querer conquistar toda a Europa em tão pouco tempo.

Decidimos que nossa base seria em Barcelona, assim daria para curtir muitos dias por lá, conhecer bem a cidade e até arriscar viver como locais. Alugamos um apartamento na rua Gran Via de les Corts Catalanes, 439, através de um site de uma imobiliária de lá (infelizmente não estou encontrando o link da imobiliária).

O apartamento que alugamos ficava nesse prédio charmoso
O apartamento que alugamos ficava nesse prédio charmoso
Apartamento que alugamos em Barcelona
Apartamento que alugamos em Barcelona

Dividimos os 75 dias de viagem da seguinte forma: 15 dias em Barcelona, 15 viajando, mais 15 em Barcelona, mais 15 viajando e mais 15 em Barcelona. No total foram 11 cidades, com no mínimo 4 dias em cada (algumas, por conta do tamanho, ficamos de 2 a 3 dias): Lisboa, Cintra, Barcelona, Londres, Praga, Paris, Roma, Atenas, Mykonos, Berlim, Amsterdã. Vivi esses dias intensamente. Sorri, chorei, cantei, dancei, me encantei, me interessei, pintei o cabelo de loiro, comi a valer – como resultado níveis de colesterol altíssimos -, tomei os melhores sorvetes da minha vida, nadei, encontrei amigos, fiz novos e me diverti horrores.

02

10

07

11

03

Essa viagem foi um mix de emoções e vou te contar porque. Um mês – apenas UM MÊS – antes de embarcar para a maior aventura da minha vida, a viagem deixou de ter um sentido para ter dois sentidos. Eu viajaria em Junho, minha mãe faleceu em Maio. Eu fiquei sem rumo, sem energia, com os sentimentos todos abalados. E parti para a Europa, sem ao menos ter conseguido digerir a perda da minha mãe. A viagem me ajudou muito, a esquecer, a relembrar, a respirar, a realizar. Eu olhava para a torre Eifell, sorria de tanta alegria e chorava de emoção, o sonho da minha mãe era conhecer Paris, e eu estava ali, realizando esse sonho por ela. As férias já teriam um duplo sentido. A cada igreja que eu passava, acendia uma vela pra ela e a cada conquista minha agradecia por ela estar sempre me protegendo e emitindo forças para que tudo desse certo pra mim. Tinha momentos de puro êxtase por estar em frente ao Pathernon, e de tristeza por não poder compartilhar esse momento com ela, que sempre torceu por mim. Transformei essa viagem em uma forma de me conhecer, de viver intensamente a cada momento, de realizar sonhos, de me conectar, e de enxergar a vida de uma forma completamente nova e diferente, voltei dando valor para outras coisas.

01

Essa foi a minha história, de como um sabático deixou de ser apenas um tempo de descanso para mudar completamente a minha vida. E dou o meu conselho: faça isso pelo menos uma vez na vida. Não tenha medo de largar tudo, se arriscar, tudo vale a pena se você vai atrás de novas descobertas e de ser feliz!

05

*Foto destaque: Jacob Ufkes

Quem escreveu

Débora Andreucci

Data

05 de December, 2013

Share

Débora Andreucci

A pressa faz com que a gente não enxergue os detalhes mais inspiradores do dia a dia. Com esse pensamento, prefiro ter um olhar mais tranquilo para a vida. Sou observadora, me encanta ver uma peninha no chão onde todos pisaram e nem sequer a viram lá. Não há novidade no que todo mundo vê, não me inspira. O novo e o diferente sim, fazem meus olhos brilharem.

Ver todos os posts

Comentários

  • que demais! deve ter sido uma experiência tão intensa e transformadora. adorei toda coragem, parabéns.

    - Stephanie Salateo

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.